sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Encerramento do Ano Lectivo e Formativo 2012

Teve lugar hoje às 10 horas, a Missa de encerramento do ano lectivo e formativo de 2012. Presidiu a Celebração, S. Ex.cia Rev.ma Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo, vice presidente da CEM e membro da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações. Esteve também presente, o Bispo auxiliar de Maputo, Dom João Carlos Hatoa Núnes.

Logo após a introdução do rito inical, o Reitor do Seminário pronunciou algumas palavras de boas vindas que passamos a apresentar:
Excelência e Reverendíssima Dom Francisco Chimoio,
Arcebispo de Maputo e Membro da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações
Excelência e Rev.ma Dom João Carlos Hatoa Núnes, Bispo Auxiliar de Maputo
Reverendos Padres,
Distintos membros do Corpo Docente e formadores das Casas religiosas
com alunos no Seminário
Ilustres  Convidados

Caríssimos Seminaristas

Em nome da Comunidade formativa do Seminário Filosófico Interdiocesano “Santo Agostinho” e, em meu nome pessoal, desejo a todos, cordiais votos de boas vindas à nossa que é também vossa Casa.
Juntamente com estes votos, quero manifestar de modo igual a nossa gratidão a V. Ex.cia Rev.ma Dom Francisco Chimoio, por ter aceite ao nosso pedido de estar connosco hoje a presidir esta Eucaristia e pela solicitude paternal e constante acompanhamento que tem nos manifestado enquanto Pastor da nossa Igreja local e como membro da comissão episcopal dos Seminários e Vocações. Obrigado Excelência.
Ofertório
Votos de gratidão estendem-se a todos vós, que no meio das vossas actividades ordinárias, acolhestes favoravelmente o nosso convinte e encontrastes um momento para nos fortificar com a vossa presença. Muito obrigado pelo vosso caloroso gesto.
Estamos reunidos hoje numa só fé e em pleno Ano de fé, para numa só voz, elevarmos a Deus Pai, o nosso Hino de louvor e de gratidão por tudo quanto d’Ele recebemos, fizemos e doamos ao longo deste ano académico e formativo de 2012 que hoje vai encerrar.
Uma breve retrospectiva do ano, desde a sua abertura, contemplamos  em primeiro lugar, a poderosa força de Deus que não cessou de nos acompanhar . Vemos também, Homems e mulheres ( Docentes, Directores espirituais, Párocos, pessoal auxiliar, benfeitores), que  com muito sacrifício, dedicação, empenho, perseverança, no silêncio e na acção, interna e externamente tornaram possível a realização das actividades deste ano lectivo. Estamos profundamente agradecidos por todo apoio  e pela coragem moral que noi foi manifestada ao longo do ano.
Hoje queremos reconhecer e agradecer às instituições que directamente tornam possível a vida neste Seminário: A Congregação para a Evangelização dos Povos, a Obra de São Pedro e São Paulo, a Nunciatura apostólica, a CEM e as Obras Missionárias Pontíficias de Moçambique e do mundo inteiro.
Como expressão máxima de gratidão, pela divina providência que nos acompanhou e pelas pessoas e instituições que nos ajudaram a concretizar o esforço de preparar prespbíteros para a Igreja, sobre este altar queremos colocar todas as nossas vidas e intenções, para que possamos ser hoje e sempre,  discípulos diligentes na caridade e perserverantes no serviço de doação ao Senhor e à sua Obra de preparar pescadores de Homens.
Com estes sentimentos, peço à V. Ex.cia Rev.ma, que Presida esta nossa celebração. Muito obrigado

Durante a celebração, D Chimoio sublinhou o espírito de gratidão que deve reinar nos nossos corações por mais um ano formativo que termina.

Logo a seguir a Missa, no Salão auditorium local teve lugar a cerimónia do encerramento do ano lectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário