quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Discurso do Magnífico Reitor no encerramento da XIII Semana


Ex.mo e Rev.mo Pe Ezio Bono, Director da Delegação de Filosofia da Universidade Pedagógica da Maxixe e Conferencista
Ex.mo e Rev.mo Pe Inácio Lucas, Magnífico Reitor do Seminário Teológico Interdiocesano S. Pio X
Ex.mo e Rev.mo Pe Felimão Chaúque, Magnífico Reitor do Seminário Propedêutico de Cristo Rei
Ex.mo e Rev.mo Pe Anselmo Orlando Pinto, Prefeito de Estudos e Coordenador dos trabalhos da XIII Semana
Ilustres e Distintos Convidados
Dilectos Filhos da Turma do 3º Ano

Pe Tonito Muananoua, Reitor
Com a última intervenção do Ex.mo e Rev.mo Padre Ezio e a consequente sessão de perguntas e respostas, chegámos ao fim de um caminho que nos propusemos desde a 4ª feira orientados sob o tema: A IDEIA DE DEUS DESDE AGOSTINHO AOS TEMPOS PÓS MODERNOS. Trata-se de um caminho, com o qual queremos tomar consciência dos acontecimentos eclesiais que estamos a viver nestes dias, e pretende ser uma expressão concreta da nossa Comunidade de Santo Agostinho de união com caminho da Igreja Universal no Ano da fé, solemente aberto ontem pelo Papa em Roma. 
Ao longo destes três dias, vimos a partir do nosso Pai Agostinho, qual foi a ideia de vários sábios até à época pós moderna sobre Deus. Do itinerário feito, até agora, constatámos que o conhecimento de Deus é uma Escola que dura toda a vida, que requere uma disciplina da mente, do coração, da vontade pois apreender com a simples razão, Àquele que escapa a própria razão, é uma aventura sem sucesso.
Ficou claro, que o conhecimento de Deus tem a sua efectividade, quando a mente e o coração humanos, colocam-se numa atitude de humildade e de diálogo, para descobrir e acolher a Deus que se auto-comunica livre e soberanamente. Este acolhimento, que pressupõe uma adesão e um envolvimento por parte do Homem, é o que nós chamámos de fé. É esta fé que ainda hoje somos convidados a testemunhá-la apesar dos desafios. Tal testemunho, hoje, passa necessariamente pela tomada de consciência que só com a razão, teremos um conhecimento parcial de Deus. Mas se à aventura racional, acrescermos o caminho da fé, chegaremos a contemplar a Suma Verdade.
Jubilosos por tudo o que os nossos olhos viram, os nossos ouvidos ouviram e o nosso coração contemplou nestes três dias, em primeiro lugar quero dirigir a minha gratidão a Deus, que nos proporcionou esta ocasião, pois acredito que nada acontece sem a Sua permissão.
Minha gratidão vai à comissão organizadora deste evento: o Reverendo Pe Anselmo, Dr, Rufino Filipe, Pe François Chanterie, que incansavelmente dedicaram tempo, energias e o melhor de sí mesmos acompanhando os estudantes do 3º Ano.
Agradeço de coração ao Rev.mo Pe Ezio, que prontamente aceitou estar aqui hoje entre nós e dar o seu testemunho do saber e de fé, sobre o tema que vimos reflectindo.
Obrigado vai a todos os que acolheram positivamente o nosso convite e que se juntaram a nós nestes dias. A vossa presença entre nós, nos conforta e nos encoraja.
Quero agradecer e reconhecer o empenho, a dedicação e a sábia comunicação com que a turma do 3º Ano demostrou ao longo destes dias. Que a paixão pelo saber, acompanhado por uma dose de humildade, ocupe um lugar significativo nas vossas vidas hoje e sempre.
Gostaria de terminar esta minha intervenção,  com as Palavras de Sua Santidade Papa Bento XVI, pronunciadas ontem no Vaticano, na Missa de abertura do ano da fé: Nos últimos decénios tem se visto o avanço de uma desertificação espiritual... no entanto é precisamente a partir da experiência deste deserto, deste vazio, que podemos redescobrir a alegria de crêr, a sua importância vital para todos nós. No deserto é possivel redescobri o valor daquilo que é essencial para a vida... no deserto existe, sobretudo, necessidade de pessoas de fé que, com suas próprias vidas, indiquem o caminho da Terra Prometida.”
A pós modernidade reclama Homens de fé. Precisa de Homens que antes de falar de Deus, de reflectir sobre Deus, falam com Deus. Precisa sim, de Homens que comunicam com vida e entusiasmo, a razão do seu crêr.
Com estas palavras, declaro encerrada, a XIII Semana Filosófica.
Muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário