domingo, 3 de agosto de 2014

Anúncio Jubilar

Antes do início da Palestra do dia 02 de Agosto, o Reverendo Pe Estêvão Agostinho Sousa Galinheiro, prefeito dos Estudos do Seminário, a pedido da Comissão jubilar, fez o anúncio jubilar que passamos a apresentar na íntegra:

"Ao celebrarmos os 25 anos da fundação do nosso Seminário, impõe-se-nos imperiosamente elevar o nosso Hino de Louvor a Deus por ter inspirado este grande projecto entre as prioridades da Igreja em Moçambique. O Seminário de Santo Agostinho, surge efectivamente como resposta e desafio e, acima de tudo, como o corolário de todo um processo histórico e tradicional de formar o clero local em condições condignas.

Ostentamos 25 palmas de história e de vida, tuteladas pelo Espírito Santo, que nos remetem para fazer uma retrospectiva corajosa  de indagações e de inspiração; de colectar  e de plantar, como herdeiros determinados a prosseguir,  hoje com os 138 seminaristas internos  e 78 externos, 53 da sala anexa perfazendo um total de 269 e, sem perder o filão do passado, ancoramos a nossa vida naquele que nos chama - Jesus Cristo, nosso Senhor.

Acendemos 25 velas, uma para cada ano, em homenagem e reverência merecida a todos os protagonistas e intervenientes na implantação, implementação e consecussão deste projecto de Deus.
São várias gerações que por aqui passaram, pelas mãos  que manusearam com destresa a forja formativa: de "Vicentes e Gerrys; de Palagis e Chimwemwes; de Mulutas e Muananouas"... Num intento de unir o passado e o presente, hoje podem contar-se os frutos... há Bispos, Padres, Irmãs que asseguram esta Grei com zelo, amor e abnegação, e de leigos comprometidos, escribas e pensadores clarividentes, que ajudam a construir a nossa nação. Todos estes se orgulham por aqui terem passado!

Volvidos 25 anos, graças e louvores sejam dados, memórias sejam celebradas, homenagens sejam rendidas, para  eternizar os feitos e preitos dos obreiros dos que tendo dado muito de si para a edificação desta obra, agora descansam na paz do Senhor e lá do Alto continuam a interceder para o florescimento de muitas e santas vocações.

Para nós que temos o privilégio e a honra de celebrar esta efeméride, recai a responsabilidade de criar e accionar todos os mecanismos para que este ano jubilar seja uma belíssima e verdadeira oportunidade de reflexão, de estudo, de publicação, interacção, de encontros e de animação vocacional e não só, seja acima de tudo, uma autêntica celebração e manifestação de fé e de alegre gratidão.

Sob olhar atento, do nosso Padroeiro, Santo Agostinho, caminhamos confiantes e seguros de que não estamos sós nesta grande obra formativa. Neste tempo de graça , contamos com a colaboração de todos, de perto ou de longe, aqueles que asseguram com a sua oração e com os seus dons o nosso dia a dia, vai o  nosso afecto de louvor e de grato reconhecimento jubilar.

Coordenação Jubilar

Sem comentários:

Enviar um comentário