domingo, 3 de agosto de 2014

A gênese da criação do Seminário Filosófico Interdiocesano "Santo Agostinho" da Matola

No prosseguimento das actividades que marcam a passagem dos 25 anos da vida da nossa Instituição, teve lugar no auditorium local, no passado dia 02 de Agosto, uma palestra sob o tema:
A GÊNSESE DA CRIAÇÃO DO SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO "SANTO AGOSTINHO".
Tal palestra, teve como oradores principais, S. Excelência Reverendíssima Dom João Carlos Hatoa Núnes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo e o Magnífico Reitor do Seminário Interdiocesano S. Pio X, o Reverendo Padre Inácio Lucas.

A palestra comportou de duas partes:
A primeira, que teve como sub-tema a "Gênese da criação do Seminário", desenvolvido por S. Excelência Dom João Carlos e a II parte com o sub-tema " A evolução e desenvolvimento do Seminário até aos nossos dias", abordado pelo Revrendo Pe Inácio Lucas.

Tendo como substrato básico os documentos do Magistério da Igreja e dos Bispos Católicos de Moçambique, Dom João Carlos apresentou a gênese da criação do nosso Seminário como um projecto eclesial, que tinha como objectivo fundamental promover, acolher e preparar o clero para a Igreja. Ainda na sua intervevnção, Dom João vincou o espírito de Comunhão e generosidade que está na origem da criação do então Instituto de Ciências Religiosas, hoje Seminário Filosófico Interdiocesano Santo Agostinho.

Por seu turno, o Magnífico Reitor do Seminário S. Pio X, deu continuidade a reflexão de S. Excelência, apresentado a história da passagem da direcção do Seminário dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus aos Sacerdotes do Clero diocesano em Outubro de 2005. Padre Inácio, contou as experiências que viveu pessoalmente neste significado período histórico da vida da nossa Instituição, enquanto membro integrante da primeira equipa formadora dos Padres diocesanos que receberam o testemunho da formação dos Missionários Combonianos.

Finda a intervenção dos oradores, seguiu-se um breve momento de intervalo e posteriormente uma inter-acção com os estudantes.

Antes do fim da Palestra, o Reitor do Seminário, Pe Tonito Muananoua, usou da palavra para formular as palavras de gratidão aos oradores pela ocasião e pela "aula magna" sobre as origens e a história da nossa Instituição. Pe Tonito, frisou ainda que estas reflexões, devem provocar em nós uma curiosidade para conhecermos mais a História da nossa Instituição no contexto da História da Igreja em Moçambique, a fim de nos darmos conta da responsabilidade que pesa sobre nós hoje e de sermos fiéis transmissores desta história às gerações vindouras.

Sem comentários:

Enviar um comentário