domingo, 20 de maio de 2012

Apresentado Congresso Eucarístico Internacional de Dublim



(11/05/12) “A Eucaristia, comunhão com Cristo e entre nós” é o tema do 50º Congresso Eucarístico Internacional, que se realizará em Dublin, de 10 a 17 de junho. O evento foi apresentado em conferência de imprensa no Vaticano, com a participação do Arcebispo D. Piero Marini, Presidente da Comissão Pontifícia para os Congressos Eucarísticos Internacionais, e de D. Diarmuid Martin, Arcebispo de Dublin. No último dia do Congresso, Bento XVI irá dirigir uma mensagem ao vivo, através da televisão, aos 80 mil participantes.
Ao longo de toda uma semana, milhares de peregrinos de mais de cem países de todo o mundo estarão em Dublin para o 50º (quinquagésimo) Congresso Eucarístico Internacional: celebrarão a Eucaristia, rezarão juntos, unir-se-ão em procissão, participarão das Conferências gerais realizadas por 18 conferencistas internacionais; participarão de mais de 150 ateliers e grupos de discussões, ouvirão dezenas de testemunhos, debaterão importantes temas religiosos e poderão viver uma autêntica solidariedade eclesial.
Com a ajuda de dois mil voluntários e o envolvimento das paróquias da cidade, o encontro de Dublin vai se tornar um verdadeiro momento de comunhão com a Igreja local e permitirá penetrar na história e cultura daquele país, que - como observou Dom Piero Marini – soube dar muito para a missão evangelizadora no mundo.
“É bom não esquecer que, para além dos tempos difíceis, que esta Igreja vive hoje, há por detrás uma história de fé e de martírio que iluminou a Europa. História que a partir de São Patrício, através do êxodo de um grupo de monges, chegou ao continente europeu influenciou instituições culturais e a disciplina eclesiástica no primeiro milénio”, destacou Dom Piero Marini.
O Arcebispo de Dublin, D. Diarmuid Martin, reconhecendo as muitas dificuldades da Igreja em relação ao forte secularismo na Irlanda, quis enfatizar o poder da reconciliação que tem a Eucaristia. O 50º Congresso Internacional em Dublin – explicou o prelado irlandês - será mais uma ocasião de renovação e de reconciliação. Será um evento que chama todos os católicos para a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja, o verdadeiro ápice para o qual tendem todas as atividades da Igreja e a fonte da qual brota toda a sua vida.
D. Diarmiud Martin considera que o Congresso Eucarístico Internacional que vai ter lugar na capital irlandesa em junho será uma “oportunidade de renovação e reconciliação” para o catolicismo no país. “Há divisões dentro da Igreja da Irlanda e, por vezes, divisões que não são saudáveis”, declarou D. Diarmuid Martin, em conferência de imprensa, no Vaticano, acrescentando que o evento vai chamar os católicos à “centralidade da renovação espiritual”.
O congresso, antecipado por um seminário teológico, conclui-se com uma missa presidida pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação dos Bispos e legado papal ao encontro. Na celebração será apresentada uma mensagem do Papa, previamente gravada em vídeo, anunciou o prelado, que também salientou a “forte participação ecuménica das outras igrejas cristãs na Irlanda” no congresso.
Fonte: Radio Vaticana

Sem comentários:

Enviar um comentário