segunda-feira, 22 de maio de 2017

Festa dos aniversariantes do I Semestre

Na tarde do dia 20 de Maio, por volta das 18 horas, celebrou-se no nosso Seminário a festa dos aniversariantes do I semestre. O ponto culminate da festa foi a celebração eucarística, que foi presidida pelo aniversariante mais velho da comunidade, o Reverendo Padre Joaquim Lopes, que no passado 05 de Maio completou 52 Anos.
Antes do início da celebração, o Reitor do Seminário, Pe Tonito Muananoua, dirigiu aos presentes as seguintes palavras:





"Ex.mo e Rev.mo Pe Joaquim Lopes Vieira, Vice reitor e Prefeito de Estudos - aniversariante do dia 05.05!
Ex.mo e Rev.mo Pe Sílvio Anovo, Pai espiritual da nossa Comunidade e aniversariante do dia14.05!
Digníssimo Padre Manuel Damião Jorge, aniversariante do dia 06.03
Dilectos Filhos Aniversariantes do I Semestres!

É com muita honra e solenidade que queremos dedicar esta Santa Eucaristia, como momento de acção de graças no qual queremos honrar e homenagear os membros da nossa família formadora que completaram os seus anos ao longo do semestre em curso. Para nós os cristãos, o melhor cântico de parabéns, é o presente momento que queremos celebrar o memorial da Paixão, morte e Ressurreição do Senhor: a Eucaristia, que de per si, já é o momento por excelência para a acção de graças.
A nossa gratidão, deve ser lida e acolhida como um sinal de profundo reconhecimento do significado de cada vida na nossa comunidade. Cada vida é uma vida. Cada um é cada um, mas dentro da nossa família formativa, é um dom especial e particular que Deus nos concedeu para o nosso crescimento.
Por isso, permitam-me irmãos, manifestar a minha e nossa expressão de gratidão por cada um de vós. Obrigado pela vossa presença na nossa comunidade. Obrigado pela abnegação desmedida. Obrigado pela fé que nos testemunhais no projecto divino da formação, o que no seu todo e não pouco tem nos ajudado a tornar uma realidade o caminho formativo que Deus nos permite trilhar.
Estou convicto que parte da vida que celebrastes com os vossos aniversários, gasta-se dia após dia nesta casa. Mas é nesta casa, onde Deus nos chama a colaborarmos com Ele, para concretizar a História da salvação na actualidade. É nesta casa, onde Deus nos pede a olharmos para o afecto maternal da Santa Madre Igreja e colocarmo-nos inteiramente à sua disposição. É nesta casa e ambiente formativo, onde o Senhor nos chama a darmos sentido às nossas vidas, colocando as sem reserva ao serviço dos outros, da Igreja e de Deus.
Que esta Santa Eucaristia, seja um momento para renovarmos a nossa disponibilidade e dedicação ao serviço do Reino. Que seja um momento para darmo-nos conta quanto Deus nos ama e conscientes deste amor, saibamos gastar este precioso Dom como perpetuação na actualidade das palavras do Senhor: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!
Com estas palavras, peço ao aniversariante mais Velho, para que prossiga com  a nossa celebração!!!"

Após as palavras do Reitor, o Pe Joaquim prosseguiu com a celebração. Na sua homilia, Pe Joaquim frisou o sentido e significado da vida, quando é posta ao serviço de Deus e dos irmãos.
Seguiu-se logo após a Missa um jantar de confraternização e, as 21.35, iniciou a parte recreativa no Salão auditorium local onde foram distribuídos presentes para os 66 estudantes que completaram e irão completar os seus anos ao longo do semestre em curso.





Sem comentários:

Enviar um comentário