quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Mensagem do Reitor


Aos Digníssimos membros da equipa formadora,
Aos dilectos membros do Corpo Docente, Directores espirituais, Párocos
Ao pessoal auxiliar e
Aos estimados candidatos ao sacerdócio ministerial

1.      Ao início de mais um Ano académico e formativo, dirijo a cada um de vós, no contexto onde se encontra, a minha palavra de saudação, afecto e de boas vindas para o início de mais um momento formativo. Que o Senhor, qual Dono da Messe, não cesse de colmar-nos com os seus dons do Alto, a fim de respondermos com firmeza e prontidão à sua chamada. Procuremos concretizar a nossa resposta a Deus tendo presente o dom da vida consagrada na Igreja tal como nos orienta o Santo Padre Papa Francisco ao promulgar o Ano da Vida consagrada.

2.      Juntamente com os votos acima formulados e uma vez expressa a intenção da docilidade dos nossos corações para o acolhimento do projecto do Senhor, gostaria de convidar-vos a percorrermos um pouco os acontecimentos com os quais iniciamos este ano, que para um cristão atento, não deixam de ser elementos que nos ajudam a erguermos o nosso olhar para Deus, a fim de que o nosso sim, seja uma expressão concreta de solidariedade e de releitura dos “sinais dos tempos” com os quais o Senhor nos desperta.

3.      Continua a preocupar-nos a situação do Médio oriente e o gradual progresso dos conflitos. Acompanhamos com muita apreensão, a perseguição dos nossos irmãos na fé daquela de região. Não só, os últimos ataques bombistas, entre os quais o de Paris não deixam de ser elementos que provocam a nossa sensibilidade, enquanto Homens chamados a edificar uma civilização de Amor e de Paz.

4.      A nível do nosso continente, continuamos a acompanhar a situação do ébola, que está a exterminar nossos semelhantes. Que o Senhor dê o merecido repouso àqueles que partiram deste mundo vítimas desta atroz doença e conforte os que foram afectados por ela e das consequências que está a semear no nosso meio. Ao lado desta triste realidade, congratulamo-nos com os que são solidários e dos actuais “Bons Samaritanos” que com um coração abnegado, arriscam as suas vidas para salvar vidas.

5.      A nível nacional, a tragédia de Chitima e as nefastas consequências das inundações nas regiões do Centro e Norte do País, não deixam indiferente a ninguém. Ainda a nível do país, continuamos a acompanhar o itinerário sócio-político que nos leva desde as últimas eleições até à tomada de posse do novo chefe do Estado e do seu respectivo governo. Continuemos a elevar a nossa fervorosa oração, para que se encontrem caminhos de esperança que perpetuem momentos de Paz e que todas as divergências sejam superadas à luz de um franco diálogo e uma profunda reconciliação que sempre caracterizaram o nosso povo.

6.      Acolhemos no início deste ano, a nomeação de um mais um Cardeal na nossa Igreja moçambicana. Este acontecimento expressa mais uma vez, a solicitude, atenção e proximidade de Sua Santidade Papa Francisco ao povo moçambicano em geral e à Igreja Católica em particular nas suas alegrias e também nos seus momentos de angústia.

7.      Depois de dois anos de funcionamento ad experimentum da Sala Anexa de Nampula, nos finais do ano passado recebemos a notícia oficial da sua extinção. Neste ano, acolhemos a notícia da erecção canónica do Seminário Maior de Filosofia e Teologia, com os patronos S. Carlos Luwanga para o de Filosofia e São Cipriano para o Teologia, propriedade da Arquidiocese de Nampula.

8.      Como comunidade, em pleno momento de férias, acolhemos a notícia da passagem deste mundo à casa paterna da Senhora Filomena João, mãe do nosso Padre Joaquim Lopes, vice-reitor do nosso Seminário no dia 22 de Dezembro. As exéquias foram realizadas na Igreja paroquial de S. José – Sé Catedral de Lichinga, no dia 24 de Dezembro 2014.

9.      Hoje é o dia em a Igreja celebra a Memória de S.Tomás de Aquino. De acordo com o programa das nossas actividades previstas para o presente ano, é o dia em que começam a regressar das férias os nossos candidatos, para mais uma vez e juntos, iniciarmos o Ano Académico e formativo de 2015.

10.  Quero aproveitar esta ocasião para expressar a minha gratidão pela presença de cada um de vós na nossa comunidade ao longo do ano que inicia. Obrigado pelo Vosso sim a Deus e à sua Igreja, em colocar as vossas vidas à Sua disposição.

11.  Conscientes de tudo que se passa à nossa volta (internacional, nacional e local nos seus múltiplos aspectos), movidos pelo espírito de abnegação e de colaboração com o projecto de Deus que hoje está nas nossas pobres e simples vidas, convido a cada membro da nossa comunidade a não perder de vista o nosso compromisso de sermos Homens de Deus, profetas do Amor e embaixadores de Cristo com o nosso estilo de vida. Rogo a cada um de vós para que faça o que estiver ao seu alcance, com  ajuda da graça divina, a fim de que o nosso Seminário seja cada vez mais um espaço, uma atmosfera, um ambiente de acolhimento e crescimento das vocações.

Sob a poderosa intercessão da Beata Virgem Maria, S. José seu esposo e S. Agostinho nosso padroeiro confiamos todas as nossas intenções.

A todos, um bom Ano académico e formativo!!!

Pe Tonito Muananoua,
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário