sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mensagem do Novo Reitor

Ex.cia e Reverendíssima Senhor Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai Xai e
Presidente da CEM
Excelências e Reverendíssimos Senhores Arcebispos e Bispos da CEM
Reverendo Padre Elpídeo Fenias Parruque, Director do Secretariado da CEM
Reverendo Pe Inácio Lucas, Magnífico Reitor do seminário S. Pio X
Reverendo Padre Felimão Chaúque, Magnífico Reitor do Seminário Propedêutico de Crito Rei
Distintos Membros do Copo Docente e Formadores
Reverendíssimos Párocos e Colaboradores na Direcção Espiritual do nosso Seminário
Caríssimos Trabalhadores
Ilutres e Distintos Convidados
Amados Seminaristas

Diante de um acontecimento muito significativo na História deste Seminário e da Igreja que está em Moçambique como este que estamos a celebrar hoje e, olhando para a minha pequenez e para as minhas limitações e defeitos, vários são os sentimentos que se apoderam do meu coração:

Em primeiro lugar, agradeço a Deus Pai que me chamou à Vida e me julgou digno de confiança, chamando-me para o ministério sacerdotal.

Agradeço a Congregação para a Evangelização dos Povos, na pessoa do Seu Prefeito, S. Eminência Sr. Cardeal Dom Fernando Filoni, pela confiança que depositou em mim ao me incumbir este serviço de ser o primeiro animador na vida deste Seminário.

Agradeço aos Bispos da Conferência Episcopal de Moçambique pela confiança que puseram em mim, ao propôr-me para que fosse o primeiro no serviço e doação nesta Casa de Formação dos futuros presbíteros de Moçambique.

Gratidão especial vai para o meu Bispo emérito Dom Manuel Chuanguira Machado do qual recebi pela imposição das suas mãos o dom do sacerdócio e por tudo o que fez para que eu fosse hoje o que sou. Muito obrigado. Com ele, agradeço de coração o seu legítimo sucessor, Dom Francisco Lerma Martínez, pela sua paternal solicitude com que me tem acompanhado e sustentado. Muito obrigado.

Quero agradecer aqui o meu predecessor, o Pe José da Cruz Muluta e a sua primeira equipa, que desde 2006 gastou a sua vida neste Seminário, tornando-se assim, o primeiro sacerdote do clero diocesano dos tempos pós Independência a conduzir os destinos deste Seminário. Agradeço-lhe pelo acolhimento que me fez como formador e pelo zelo com que se dedicou nesta missão.

Agradeço de coração aos meus pais, hoje aqui representados pelas minhas irmãs, com os quais aprendi o primeiro abecedário da fé. Que Deus os tenha no Seu Reino, e lhes recompense da melhor forma por tudo o que fizeram e fazem por mim.

Minha gratidão vai para todos os que dia após dia colaboram e acreditam nesta obra divina da formação: Os membros da equipa formadora, o Corpo Docente, os Formadores, Directores espirituais, os Párocos das Paróquias onde estamos presente com as actividades pastorais, o pessoal auxilar e todos os nossos benfeitores. Conto muito sinceramente com a vossa ajuda e colaboração.

Quando no passado dia 17 de Março, recebi a nomeação nas mãos do Senhor Núncio Apostólico, a minha pergunta foi muita directa e franca: Porquê a mim? Naquele momento e por alguns dias, experimentei uma inquietação profunda, senti-me um “nada” diante da grande responsabilidade que me era pedida.

Confesso-vos que o sim que exprimi diante desta proposta, não o disse olhando por mim mesmo. Dei o meu assentimento a este pedido, abandonando-me nas mãos de Deus, autor por excelência deste projecto e de Maria Santíssima, a Co-Redentora na Obra da Salvação. Pensei também em muitos irmãos que doaram as suas vidas para que eu fosse o que sou hoje. E agora, o mesmo sacrifício era proposto a mim. Negar seria uma insensibilidade e puro egoísmo.
Não só, vejo neste sim, uma continuação do Sim que dei no dia da minha Ordenação sacerdotal. Estou consciente que  a primeira coisa que o Senhor me pede com este serviço, é continuar a testemunhar o meu ministério diante daqueles que Ele os quer conformar à imagem do Seu Filho como Sacerdotes desta Igreja e proporcionar um ambiente para que cada um amadureça livremente e com ajuda de Deus a sua doação ao Senhor e à Igreja. Mas para a concretização desta realidade, humilde e publicamente desde já, conto com a colaboração de todos e de cada um .

Confio esta nova missão à protecção e ao olhar providencial da Santíssima Trindade e da Virgem Santa Maria, Mãe dos Sacerdotes e modelo do Sim incondicional.
 Bem Hajam!



Sem comentários:

Enviar um comentário