sexta-feira, 14 de junho de 2013

NOMEAÇÃO DO BISPO DE PEMBA

Nesta quarta-feira, dia 12 de Junho de 2013, o Santo Padre Francisco nomeou como Bispo de Pemba, em Moçambique, o Rev.do Padre Luiz Fernando Lisboa, já missionário naquela Diocese do extremo Nordeste moçambicano.

O P. Luiz Fernando Lisboa, Missionário Passionista, nasceu aos 23 de Dezembro de 1955, em Marques de Valença, Província do Rio de Janeiro, no Brasil. Depois dos estudos primários, entrou no Seminário S. Gabriel dos Missionários Passionistas; em 23 de Janeiro de 1977 fez a sua Primeira Profissão e em 18 de Dezembro de 1982 a Profissão Perpétua. Frequentou Cursos de filosofia em Curitiba-Paraná, tendo conseguido a Licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, bem como uma Licenciatura em Sagrada Liturgia na Faculdade de Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo. Depois do Bacharelato em Teologia no Instituto Teológico de São Paulo foi ordenado sacerdote aos 10 de Dezembro de 1983.

Após a ordenação sacerdotal, e estando ainda no Brasil, o P. Luiz Fernando exerceu, entre outros, os cargos de Director dos seminaristas e Vigário paroquial, Superior, Tesoureiro e Vice-Director de Noviços, Director dos estudantes de Teologia e Assessor de Formação, Ministro e Conselheiro provincial. Em Moçambique, foi Pároco, Superior, Formador, Vigário Paroquial e Assistente do Curso de Teologia para Leigos, na Diocese de Pemba

D. Luiz Fernando Lisboa sucede ao Senhor Bispo Ernesto Maguengue, que apresentou a sua renúncia ao governo pastoral da Diocese de Pemba no passado dia 27 de Outubro.

A Diocese de Pemba, criada em 1957, é sufragânea da Arquidiocese de Nampula, possui uma área de 82.625 km² e uma população de 836.000 habitantes, dos quais 578.798 católicos. Existem 20 paróquias, servidas por 21 sacerdotes, 13 irmãos religiosos, 75 religiosas e conta com 8 seminaristas.