sexta-feira, 20 de julho de 2012

Recordando o 20 de Abril

Passam hoje, três meses desde que o nosso Reitor tomou a posse. Um dos momentos da sua tomada de posse, foi a leitura do Decreto da nomeação.
Veja o vídeo

sábado, 14 de julho de 2012

Palestra da ACAFIL

Da esquerda para dir: Pe Tonito, Reitor; Cmdte Mulhovo, Dr Ronguane e Pe Anselmo
Realizou-se hoje, no nosso Salão Auditorium local, das 08.30 às 11.45, uma Palestra promovida pela ACAFIL,  ( Academia Filosófica)um núcleo de reflexão filosófica sobre temas candentes da Sociedade, sob o tema:
Segurança, Paz e Justiça em Moçambique - Uma abordagem filosófica para garantir uma boa convivência mais pacífica.
Esta palestra, teve como oradores principais, o Senhor Alberto Mulhovo, Comandante da PRM no distrito de Boane e o Dr Silvério Ronguane, Docente de Filosofia  na USTM ( Universidade São Tomás de Moçambique).
Nas suas sábias e profundas intervenções, os dois intervenientes convergiram na "consciência" como o elemento base a partir do qual deve-se fazer uma abordagem destes tema, tendo presente a realidade do crime que hoje circunda o nosso pais.
Comandante Mulhovo na eposição
Para o Comandante Munlhovo, a formação da consciência é o dado importante, para garantir o respeito do outro e a responsabilidade segundo a qual a segurança é um trabalho que deve ser desenvolvido por todos para garantir uma convivência mais pacífica no nosso país. É preciso sim, sublinhou o orador, respeitar o outro na sua dignidade e esta realidade, exige uma boa formação da consciência.

Dr Silvério Ronguane
O analista Dr Ronguane, sublinhou na sua abordagem a necessidade de agir em conformidade da consciência, como condição para o respeito da integridade da pessoa humana e um compromisso para garantir a segurança e boa convivência.



Pe Anselmo Pinto, Prefeito de Estudos

A palestra terminou quando eram 11 45 minutos, com a intervenção do Reverendo Pe Tonito Muananoua, Reitor do seminário que agradeceu a Comissão Organizadora do evento coordenada pelo Prefeito de estudos, aos oradores e a todos os participantes.

domingo, 1 de julho de 2012

Retiro da Equipa formadora

No dia 30 Junho, das 8.30 às 16.45, a equipa formadora do nosso Seminário teve o seu retiro mensal orientado pelo Pe Pedro Sebastião, do clero diocesano de Quelimane e actualmente, Vice-reitor do Seminário Teológico Interdiocesano S. Pio X no Maputo.
Nas suas reflexões, Padre Pedro concentrou-se sobre o Coração de Jesus, como fonte de inspiração de virtudes do Sacerdote e, no nosso caso, do Sacerdote formador.
O retiro terminou com uma concelebração eucarística.

D. Claúdio dalla Zuanna, novo Arcebispo da Beira

Dom Cláudio dalla Zuanna,
Novo Arecebispo da Beira
O Santo Padre nomeou novo Arcebispo da Beira, em Moçambique, o Padre Claudio Dalla Zuanna, de 54 anos, que era Vigário Geral dos Padres Dehonianos. Sucede a D. Jaime Gonçalves, 75 anos em Novembro passado, que esteve à frente da Arquidiocese ao longo de 36 anos.
O novo arcebispo nasceu em 1958 em Buenos Aires (Argentina), de uma família de emigrantes italianos que porém regressaram à pátria quando ele era ainda pequeno. Entrou no Noviciado dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em 1978, na Itália. Fez a profissão perpétua em 1982 e foi ordenado padre dois anos depois (1984).
Logo em 1985 partiu para Moçambique, tendo desenvolvido actividade inicialmente na Diocese de Gurué. De 1988 a 1997 foi educador dos jóvens teólogos (Mestre dos professos) em Maputo, Pároco de S. Francisco de Assis em Infulene, Coordenador da Comissão dos Formadores dos Religiosos de Moçambique e Conselheiro Provincial.
A Arquidiocese de Beira estava vacante desde Janeiro, após a demissão de Dom Jaime Pedro Gonçalves, por limite de idade, tendo ficado nestes meses sob a administração apostólica de D. João Carlos Hatoa Nunes, Bispo Auxiliar de Maputo.