O Seminário celebrou no passado dia 28, a Solenidade do seu Padroeiro, Santo Agostinho. A celebração eucaristica foi presidida por S. Emcia Dom Júlio Duarte Langa, concelebrabrada por S. Excia Revma Dom Alberto e Dom João Carlos, Bispos auxiliares de Xai Xai e Maputo, respectivamente.
Antes do início da celebração, em gesto de acolhimento, o Reitor, Pe Tonito, pronunciou as seguintes palavras:
"Eminência Senhor Cardeal, Dom Júlio Duarte Langa, Bispo emérito da Diocese de Xai-Xai
Excelência Reverendíssima, Dom João Carlos Hatoa Núnes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo
Excelência Reverendíssima, Dom Alberto Vera Aréjula, Bispo Auxiliar da Diocese de Xai-Xai
Reverendo Padre Inácio Lucas, Digmo Reitor do Seminário Teológico I. S. Pio X
Reverendos Padres Felimão Chaúque e Joaquin Toris, Reitores dos Seminários Cristo Rei e S. Carlos Luwanga, respectivamente
Reverendos Padres da Equipa formadora,
Dignissimos Membros do Corpo Docente, Párocos e Directores espirituais
Ilustres e distintos convidados
Estimados trabalhadores
Dilectos Seminaristas
Contexto
Sob o olhar providencial de Deus e por Ele convocados, mais uma vez nos encontramos nesta Casa para numa só fé, celebrarmos a Solenidade de Santo Agostinho, Padroeiro do nosso Seminário. Seja Bendito eternamente o Senhor que nos concede a oportunidade de nos reencontrarmos em Seu nome para celebrarmos os Santos mistérios.
Agradecimentos
1. Com os olhos voltados para Deus, agradeço à V. Eminência que paterna e amavelmente, aceitastes o convite de presidir esta celebração, uma ocasião em que como Comunidade, queremos acolher-vos e elevar a Deus os nossos hinos de louvor e gratidão pelo serviço que vos foi confiado ao serdes chamado pelo Santo Padre para fazer parte do Colégio cardinalício. Aproveitamos esta ocasiao para fazemos oque daviamos ter feito na devida altura, de nos congratularmos e formular os nossos votos de copiosas gracas no exercício da vossa nova missão.
2. Este mesmo espírito de gratidão e acolhimento dirige-se à V. Excelência Dom Alberto Vera Aréjula, Bispo Auxiliar de Xai Xai, que solícito ao nosso pedido, aceitou estar connosco hoje a concelebrar esta Eucaristia e repartir-nos a Palavra de Deus. Convosco Excelência Reverendíssima, a nossa comunidade agradece a Deus o serviço que vos foi confiado.
3. É sempre uma graça e alegria imensa ter connosco um Pai e amigo. Agradeço de coração a presença hoje entre nós de V. Excelência Dom João Carlos H. Núnes, sinal inequívoco do vosso interesse, amizade e acompanhamento desta divina Obra a partir da Igreja local onde se encontra este nosso Seminário.
4. Agradeço a cada um de vós, membros desta assembleia, que respondestes positivamente ao convite de estar connosco. A vossa presença nos estimula e nos encoraja diante do exigente e delicado serviço divino de preparar os futuros obreiros desta Igreja.
Intenções:
O processo e o projecto de formação são complexos e contam com a oração, fidelidade e abnegação de todos. Pelo que, ao celebrarmos mais uma vez a Solenidade do nosso Padroeiro, queremos rezar por todos os que tornam possível a formação no nosso Seminário. Outrossim, queremos reafirmar o nosso compromisso de dedicar as nossas vidas à esta nobre causa da formação, para que com ajuda de Deus e por intercessão de Santo Agostinho, repondamos com generosidade àquilo que o Senhor nos pede para efectivar o Seu projecto em nós e connosco.
Com estas humildes palavras, rogo à V. Eminência para que deia início a nossa celebração. Obrigado"
De seguida apresentação alguns momentos do dia em fotografias
Sem comentários:
Enviar um comentário