segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Actividades académicas e formativas previstas para o mês de Setembro

7 Acordos de Lusaka - Feriado Nacional

10 Palestra da ESPLENDOR

11 Reunião com os Párocos  15.00 H

12 Retiro da Equipa Formadora

17 Encontro do Deão com os estudantes

18 Reunião Corpo Docente 15.00 H

19 Passeio do fim de curso - 3º Ano

25 Dia das FADM - Feriado Nacional

26-27 Retiro dos Seminaristas

Sem coração purificado não há mãos limpas - Papa no Angelus 30.08.2015

No Evangelho deste domingo, o evangelista Marcos fala-nos da disputa entre Jesus, alguns fariseus e escribas acerca da tradição dos antigos. Para Jesus essas tradições são  “preceitos de homens”, que não devem nunca tomar o lugar dos “mandamentos de Deus”.
E a disputa nasce porque os escribas e fariseus aplicavam-nos de forma escrupulosa e eram apresentados como expressão de autêntica religiosidade. Por isso, eles repreendem a Jesus e aos seus discípulos o não cumprimento desses preceitos, sobretudo os relativos à purificação exterior do corpo. Mas Jesus faz-lhes notar que estão a transcurar o mandamento de Deus em favor das tradições do homem.
Palavras – disse o Papa  - que nos enchem de admiração pelo nosso Maestro, sentindo que nele está a esperança e a sapiência que nos liberta de preconceitos. E recorda que estas palavras são também dirigidas a nós hoje, para não pensarmos que a observação exterior da lei é suficiente para ser bons cristãos.
“Mas atenção! Com estas palavras, Jesus quer chamar também a nossa atenção, hoje, a não pensarmos que a observação exterior da lei seja suficiente para ser bons cristãos”.
Tal como no tempo dos fariseus – prosseguiu o Papa – existe também para nós hoje o perigo de nos considerarmos melhor que os outros pelo simples facto de observar as regras, os usos e costumes, mesmo se não amamos o próximos, se somos duros de coração e orgulhosos. A observância literal dos preceitos é estéril se não houver mudanças dos corações, se não houver abertura a Deus e à sua Palavra e se isto não se traduzir em atitudes concretas como a justiça e a paz, o socorro dos pobres, dos fracos, dos oprimidos. E aqui o Papa recordou quão mal fazem à Igreja, aquelas pessoas que, com frequência vão à Igreja, mas na vida quotidiana transcuram a família, falam mal dos outros e assim por diante. Isto  é algo que Jesus condena, porque é o contrário de um testemunho cristão.
Não são as coisas exteriores que fazem uma pessoa santa ou não santa. É o coração que exprime as nossas intenções. O nosso coração geralmente está lá onde está o nosso tesouro. Podemos, então, perguntar-nos: onde está o meu coração. Qual é o meu tesouro? – É Jesus e a sua Doutrina, ou é alguma outra coisa? Portanto, é o coração que deve ser purificado e convertido. Sem um coração purificado não podemos ter mãos limpas e lábios que pronunciem palavras sinceras de amor. Tudo é duplo: dupla vida, vida de hipócritas – disse o Papa, frisando que o perdão e a misericórdia só podem vir de um coração sincero e purificado.
E exortou a pedir ao Senhor, por meio de Nossa Senhora, para que nos dê um coração puro, livre de qualquer hipocrisia, por forma a sermos capazes de viver segundo o espírito da lei e chegar à sua finalidade última que é o amor.
Depois da reza das Ave Marias,  o Papa recordou a beatificação do bispo mártir libanês, Melki que viveu entre os séculos XIX e XX, e o drama dos cristãos perseguidos assim como de migrantes e refugiados em geral, muitos dos quais morrem nas suas viagens. Ainda depois do Angelus, o Papa saudou diversos grupos de os peregrinos de várias partes da Itália e do mundo, de modo particular, os  escuteiros de Lisboa,  a todos desejando bom domingo e pedindo como sempre orações para ele … e sendo ora do almoço, não faltou o desejo que fosse bom para todos, antes do arrivederci… até nos vermos… 
Fonte: Rádio Vaticana

Arcebispo de Maputo anuncia o “ponto mais alto" do Jubileu

O Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, concedeu esta quinta-feira, 7, na capital moçambicana, uma conferência de Imprensa sobre o decurso da celebração dos 75 anos da Arquidiocese de Maputo, cujas festividades tiverem início no dia 4 de Setembro de 2014 devendo terminar a 6 de Setembro deste ano.
Francisco Chimoio afirmou que o dia 6 de Setembro será o ponto mais alto da celebração do jubileu e todos os caminhos vão dar ao Estádio da Machava, algures na Matola, no dia 6 de Setembro, onde será realizada a solene celebração eucarística.
Importa referir que foram convidados para fazer parte da magna cerimónia, os dois cardeais, o Núncio Apostólico de Moçambique, Edgar Penã Parra, o secretário da Nunciatura, bispos, autoridades governamentais, líderes políticos, entre outros.
Fonte: Rádio Vaticana

sábado, 29 de agosto de 2015

Moçambique: Fórum Inter-religioso sobre casamentos precoces

Decorreu entre os dias 26 e 27 de Agosto em Maputo, o Fórum Inter-religioso sobre Casamentos Prematuros, sob o lema: “Casar? Só depois dos 18 anos” O evento que contou com a participação de confissões religiosas, políticos e membros da sociedade civil tinha em vista discutir a problemática dos casamentos prematuros que afecta particularmente as raparigas, as quais se casam antes dos 18 anos de idade, idade estabelecida pela lei moçambicana para reconhecer o casamento.Hermínio José, Maputo.
Fonte: Rádio Vaticana

Solenidade de Santo Agostinho 2015


O Seminário celebrou no passado dia 28, a Solenidade do seu Padroeiro, Santo Agostinho. A celebração eucaristica foi presidida por S. Emcia Dom Júlio Duarte Langa, concelebrabrada por S. Excia Revma Dom Alberto e Dom João Carlos, Bispos auxiliares de Xai Xai e Maputo, respectivamente.
Antes do início da celebração, em gesto de acolhimento, o Reitor, Pe Tonito, pronunciou as seguintes palavras:

"Eminência Senhor Cardeal, Dom Júlio Duarte Langa, Bispo emérito da Diocese de Xai-Xai
Excelência Reverendíssima, Dom João Carlos Hatoa Núnes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo
Excelência Reverendíssima, Dom Alberto Vera Aréjula, Bispo Auxiliar da Diocese de Xai-Xai
Reverendo Padre Inácio Lucas, Digmo Reitor do Seminário Teológico I. S. Pio X
Reverendos Padres Felimão Chaúque e Joaquin Toris, Reitores dos Seminários Cristo Rei e S. Carlos Luwanga, respectivamente
Reverendos Padres da Equipa formadora,
Dignissimos Membros do Corpo Docente, Párocos e Directores espirituais
Ilustres e distintos convidados
Estimados trabalhadores
Dilectos Seminaristas

Contexto
Sob o olhar providencial de Deus e por Ele convocados, mais uma vez nos encontramos nesta Casa para numa só fé, celebrarmos a Solenidade de Santo Agostinho, Padroeiro do nosso Seminário. Seja Bendito eternamente o Senhor que nos concede a oportunidade de nos reencontrarmos em Seu nome para celebrarmos os Santos mistérios.

Agradecimentos
1. Com os olhos voltados para Deus, agradeço à V. Eminência que paterna e amavelmente, aceitastes o convite de presidir esta celebração, uma ocasião em que como Comunidade, queremos acolher-vos e  elevar a Deus os nossos hinos de louvor e gratidão pelo serviço que vos foi confiado ao serdes chamado pelo Santo Padre para fazer parte do Colégio cardinalício. Aproveitamos esta ocasiao para fazemos oque daviamos ter feito na devida altura, de nos congratularmos e formular os nossos votos de copiosas gracas no exercício da vossa nova missão.

2. Este mesmo espírito de gratidão e acolhimento dirige-se à V. Excelência Dom Alberto Vera Aréjula, Bispo Auxiliar de Xai Xai, que solícito ao nosso pedido, aceitou estar connosco hoje a concelebrar esta Eucaristia e repartir-nos a Palavra de Deus.  Convosco Excelência Reverendíssima, a nossa comunidade agradece a Deus o serviço que vos foi confiado.

3. É sempre uma graça e alegria imensa ter connosco um Pai e amigo. Agradeço de coração a presença hoje entre nós de V. Excelência Dom João Carlos H. Núnes, sinal inequívoco do vosso interesse, amizade e acompanhamento desta divina Obra a partir da Igreja local onde se encontra este nosso Seminário.

4. Agradeço a cada um de vós, membros desta assembleia, que respondestes positivamente ao convite de estar connosco. A vossa presença nos estimula e nos encoraja diante do exigente e delicado serviço divino de preparar os futuros obreiros desta Igreja. 

Intenções:
O processo e o projecto de formação são complexos e contam com a oração, fidelidade e abnegação de todos. Pelo que, ao celebrarmos mais uma vez a Solenidade do nosso Padroeiro, queremos rezar por todos os que tornam possível a formação no nosso Seminário. Outrossim, queremos  reafirmar o nosso compromisso de dedicar as nossas vidas à esta nobre causa da formação, para que com ajuda de Deus e por intercessão de Santo Agostinho, repondamos com generosidade àquilo que o Senhor nos pede para efectivar o Seu projecto em nós e connosco. 
Com estas humildes palavras, rogo à V. Eminência para que deia início a nossa celebração. Obrigado"

De seguida apresentação alguns momentos do dia em fotografias






Galeria fotografica da visista de D. Edgar Peña Parra, Núncio Apostólico em Moçambique (06.06.2015)

Visista à Biblioteca



Homilia durante a Celebração



Dom Edgar com os membros da equipa no fim da celebração eucarística




Corte do Bolo

Palestra da Acafil I Semestre: oradores
Irª Nelta, uma das oradoras na Palestra sobre a Saúde Pública

Alguns oradores com  os membros da Esplendor

Intervencão do Reitor

Crónicas desde o mês de Maio

Carissimos leitores,

Desde o aniversário do Padre Joaquim, vice reitor do Seminário, o nosso blogger por algum tempo, devido a razões alheias à nossa vontade, ficou sem nenhuma actualização... Nossas imenas desculpas aos nossos fiéis e assiduos leitores, que a partir deste espaço, têm acompanhado o caminho desta Instituição religiosa, vocacionada à formação do clero local.
Muita coisa aconteceu desde a última actualização do blogger. Repassamos alguns momentos:

29.05.2015: último dia de aulas e a realização de uma Palestra da Acafil ( Academia Filosófica)

01-13.06.2015: periodo de revisão e exames semestrais

06.06.2015: Dom Edgar Peña Parra, Núncio Apostólico em Moçambique, visita o nosso Seminário

14-28.06.2015: Período de férias intercalares- Mais de 70 seminaristas passaram as férias junto dos seus familiares

29.06.2015: Solenidade dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e início das aulas do II Semnestre

03.06.2015: Às 10.30 horas, encontro geral do Prefeito dos Estudos com os estudantes

13.06.2015: Reunião dos Formadores das Casa religiosas, para a actualização da vida académica ao longo do primeiro semestre

20-25-07.2015: Reunião dos formadores a nível da IMBISA, sobre o tema: Evangelização, formação e comunicação. No Seminário, participaram neste encontro, o Magnífico Reitor e o Padre Manuel JOorge, Admnistrador

25.07.2015: Palestra da Acafil ( Academia Filosófica)

18-26.08.2015: Novena ao Pai Santo Agostinho, como preparação para a Solenidade de Santo Agostinho

28.08.2015: Solenidade de Santo Agostinho