Aos 28 de Agosto do ano da graça do Senhor de 2014, tiveram lugar no Seminário Filosófico Interdiocesano Santo agostinho, as celebrações centrais do ano jubilar sob o lema: “ 25 anos formando o clero”.
A cerimónia foi presidida por S. Excelência Reverendíssima Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da Conferência episcopal de Moçambique. Estiveram presentes: S. Excelência Rev.ma Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e Vice presidente da CEM, S. Ex.cia Rev.ma Dom Germano Grachane, Bispo de Nacala e 1º Vogal da CEM, e S. Ex.cias Rev.mas Dom Januário Machaze Nhamgumbe e Dom Paulo Mandlate, Bispos eméritos das Dioceses de Pemba e Tete respectivamente.
Monumento Santo Agostinho |
Placa comemorativa |
A Nunciatura Apostólica fez –se representar neste acto com o Encarregado dos Negócios junto da Nunciatura, o Rev.mo Mons. José Luís Serrano.
Fizeram parte ainda da cerimónia, os reitores e as equipas formadoras dos Seminários Teológico e Cristo Rei, Pe Inácio Lucas e Pe Felimão Ernesto Chaúque respectivamente, formdores das casas religiosas, párocos, directores espirituais, autoridades civis e Institutos religiosos.
A cerimónia foi marcada por 3 momentos:
1. Antes do início da celebração, no átrio central do Seminário, foi descerrado e abençoado o monumento erigido por ocasião dos 25 anos do nosso Seminário, por S. Excelência Rev.ma Dom Lúcio Andrice Muandula.
2. O segundo momento foi o da celebração eucarística. Antes da celebração, em nome da equipa, o Reitor do Seminário proferiu o seguinte discurso:
“ Excelência Reverendíssima Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da CEM
Excelências Reverendíssimas Senhor Arcebispo e Bispos da CEM
Reverendíssimo Mons. José Luís Serrano, Encarregado de Negócios Junto da Nunciatura apostólica em Moçambique
Digníssimos Reitores dos Seminários Teológico e Propedêutico de Cristo Rei – Pe Inácio e Pe Felimão, respectivamente
Estimados membros do Corpo Docente; Reverendos Párocos, Directores espirituais
Ilustres e distintos convidados; Estimados trabalhadores; Amados Seminaristas
1. Na alegria de Cristo Jesus Ressuscitado, razão da nossa fé, saúdo a todos com os cordiais votos de boas vindas.
2. Sirvo-me desta ocasião para expressar em nome da Comunidade formativa deste Seminário e em meu prório, a nossa gratidão à S. Excia Rev.ma Dom Lúcio Andrice Muandula que amavelmente aceitou o pedido de estar entre nós hoje a presidir esta solene celebração. Com ele, queremos de coração agradecido, manifestar o nosso apreço ao Senhor Arcebispo, aos Bispos, concelebrantes e todos os membros desta assembleia litúrgica, que acolheram favoravelmente o nosso convite.
3. Estamos hoje reunidos numa só fé, para elevarmos o nosso hino de louvor e gratidão à divina providência, pelos 25 anos de vida e de história da nossa Instituição formativa. E não só, conscientes da esperança que a Igreja põe sobre esta casa, é justo que volvidos 25 anos de itinerário formativo urge parar para homenagear, reconhecer, admirar e venerar todos aqueles que tornaram realidade o sonho deste espaço físico destinado à preparação do clero a fim de nos darmos conta da grave responsabilidade que pesa sobre nós hoje enquanto continuadores desta obra.
4. Ao longo de todo este ano em curso, tivemos a graça de percorrer o fio histórico desta Instituição auxiliados por testemunhas vivas que fazem parte da vida e história deste Seminário por meio de Palestras, entrevistas... A confirmar esta realidade, nos últimos 9 dias que antecedem esta Solenidade, num clima de oração, fomos edificados com 9 testemunhos (entre eles 1 Bispo e 8 presbíteros) que contemplaram o desabrochar deste projecto... Esta experiência de redescoberta da nossa história vai continuar ao longo deste ano. Mas hoje, dia do nosso Padroeiro, quisemos marcar como o ponto culminante das celebrações do ano jubilar que tem como lema orientativo: 25 anos formando o clero.
5. Sobre este Altar, queremos colocar a vida de todos aqueles que tornaram realidade este projecto, a vida dos 1857 estudantes (diocesanos e religiosos) que frequentaram esta Instituição desde 1989, dos 2 Bispos, 234 sacerdotes, e de todos aqueles que ainda hoje, na senda das grandes testemunhas, humildemente e com muita abnegação, procuram perpetuar este projecto.
Com estes sentimentos e intenções, peço, Excia Rev.ma para que prossiga com a nossa celebração”.
3. Terminada a celebração, o vice reitor do Seminário, Pe Joaquim Lopes usou da palavra para agradecer aos presentes e convidou a todos, ao fim da celebração, a visitar uma exposição fotográfica que retrata dos momentos especiais da história do Seminário. Logo após a exposição, seguir-se-ia o momento de copo de água e confraternização.
A cerimónia encerrou quando eram 16.30 minutos.
Por favor as fotos... outras fotos da festa
ResponderEliminaro seminario ja nao publica nada neste jornal informativo?
ResponderEliminar