quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Solenidade do Padroeiro e celebração central do Ano Jubilar

Aos 28 de Agosto do ano da graça do Senhor de 2014, tiveram lugar no Seminário Filosófico Interdiocesano Santo agostinho, as celebrações centrais do ano jubilar sob o lema: “ 25 anos formando o clero”.
A cerimónia foi presidida por S. Excelência Reverendíssima Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da Conferência episcopal de Moçambique. Estiveram presentes: S. Excelência Rev.ma Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e Vice presidente da CEM, S. Ex.cia Rev.ma Dom Germano Grachane, Bispo de Nacala e 1º Vogal da CEM, e S. Ex.cias Rev.mas Dom Januário Machaze Nhamgumbe e Dom Paulo Mandlate, Bispos eméritos das Dioceses de Pemba e Tete respectivamente.
Monumento Santo Agostinho
Placa comemorativa
A Nunciatura Apostólica fez –se representar neste acto com o Encarregado dos Negócios junto da Nunciatura, o Rev.mo Mons. José Luís Serrano.
Fizeram parte ainda da cerimónia, os reitores e as equipas formadoras dos Seminários Teológico e Cristo Rei, Pe Inácio Lucas e Pe Felimão Ernesto Chaúque respectivamente, formdores das casas religiosas, párocos, directores espirituais, autoridades civis e Institutos religiosos.
A cerimónia foi marcada por 3 momentos:
1. Antes do início da celebração, no átrio central do Seminário, foi descerrado e abençoado o monumento erigido por ocasião dos 25 anos do nosso Seminário, por S. Excelência Rev.ma Dom Lúcio Andrice Muandula.
2. O segundo momento foi o da celebração eucarística. Antes da celebração, em nome da equipa, o Reitor do Seminário proferiu o seguinte discurso:
“ Excelência Reverendíssima Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da CEM
Excelências  Reverendíssimas Senhor Arcebispo e Bispos da CEM
Reverendíssimo Mons. José Luís Serrano, Encarregado de Negócios Junto da Nunciatura  apostólica em Moçambique
Digníssimos Reitores dos Seminários Teológico e Propedêutico de Cristo Rei – Pe Inácio e Pe Felimão, respectivamente
Estimados membros do Corpo Docente; Reverendos Párocos, Directores espirituais
Ilustres e distintos convidados; Estimados trabalhadores; Amados Seminaristas 

1. Na alegria de Cristo Jesus Ressuscitado, razão da nossa fé, saúdo a todos com os cordiais votos de boas vindas.
2. Sirvo-me desta ocasião para expressar em nome da Comunidade formativa deste Seminário e em meu prório, a nossa gratidão à S. Excia Rev.ma Dom Lúcio Andrice Muandula que amavelmente aceitou o pedido de estar entre nós hoje a presidir esta solene celebração. Com ele, queremos de coração agradecido, manifestar o nosso apreço ao Senhor Arcebispo, aos Bispos,  concelebrantes e todos os membros desta assembleia litúrgica, que acolheram favoravelmente o nosso convite.

3. Estamos hoje reunidos numa só fé, para elevarmos o nosso hino de louvor e gratidão à divina providência, pelos 25 anos de vida e de história da nossa Instituição formativa. E não só,  conscientes da esperança que a Igreja põe sobre esta casa, é justo que volvidos 25 anos de itinerário formativo urge parar para homenagear, reconhecer, admirar e venerar todos aqueles que tornaram realidade o sonho deste espaço físico destinado à preparação do clero a fim de nos darmos conta da grave responsabilidade que pesa sobre nós hoje enquanto continuadores desta obra.

4. Ao longo de todo este ano em curso, tivemos a graça de percorrer o fio histórico desta Instituição auxiliados por testemunhas vivas que fazem parte da vida e história deste Seminário por meio de Palestras, entrevistas... A confirmar esta realidade, nos últimos 9 dias que antecedem esta Solenidade, num clima de oração, fomos edificados com 9 testemunhos (entre eles 1 Bispo e 8 presbíteros) que contemplaram o desabrochar deste projecto... Esta experiência de redescoberta da nossa história vai continuar ao longo deste ano. Mas hoje, dia do nosso Padroeiro, quisemos marcar como o ponto culminante das celebrações do ano jubilar que tem como lema orientativo: 25 anos formando o clero.

5. Sobre este Altar, queremos colocar a vida de todos aqueles que tornaram realidade este projecto, a vida dos 1857 estudantes (diocesanos e religiosos) que frequentaram esta Instituição desde 1989, dos 2 Bispos, 234 sacerdotes, e de todos aqueles que ainda hoje, na senda das grandes testemunhas, humildemente e com muita abnegação, procuram perpetuar este projecto.

Com estes sentimentos e intenções, peço, Excia Rev.ma para que prossiga com a nossa celebração”.
3. Terminada a celebração, o vice reitor do Seminário, Pe Joaquim Lopes usou da palavra para agradecer aos presentes e convidou a todos, ao fim da celebração, a visitar uma exposição fotográfica que retrata dos momentos especiais da história do Seminário. Logo após a exposição, seguir-se-ia o momento de copo de água e confraternização.
A cerimónia encerrou quando eram 16.30 minutos.



2 comentários: