Foram a enterrar no dia 06 de Maio, no Cemitério do Alto das Cruzes, na capital angolana, os restos mortais do arcebispo de Luanda, D. Damião Franklin, falecido no passado dia 28 de Abril, na África do Sul, onde se encontrava em tratamento.
Na cerimónia fúnebre realizada no Estádio da Cidadela, em Luanda, participou uma grande multidão de fiéis que ouviu a homilia pronunciada por D. Gabriel Mbilingi, arcebispo de Lubango e Presidente da CEAST, Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe. Ele pôs em realce a dedicação total de D. Franklin ao serviço de Deus e da sociedade angolana. E exortou a recordá-lo com afecto, seguros da comunhão real e misteriosa que o une agora ao seu povo, comunhão que a morte não interrompe. Oiça aqui um extracto da homilia… RealAudioMP3
Juntamente com D. Mbilingi concelebraram o Cardeal D. Alexandre do Nascimento, Arcebispo emérito de Luanda, Dom Novatus Rogambwa, Núncio Apostólico em Angola, Dom Zeca Martins, Bispo Auxiliar de Luanda, Dom Anastácio Kahango, Bispo auxiliar emérito de Luanda e Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo, que foi representar a Conferência Episcopal de Moçambique, de que é Vice Presidente.
Segundo a Rádio Ecclesia, emissora católica do país, a celebração teve início por volta das 9h30, com uma procissão em que participaram todos os Bispos de Angola, alguns representados pelos seus vigários episcopais e ainda a Diocese de São Tomé e Príncipe, que foi representada pelo padre Ezequiel. Tomaram parte na celebração numerosos sacerdotes, religiosos e religiosas de várias dioceses de Angola.
Ainda segundo a mesma fonte estiveram presentes no acto fúnebre membros do Governo, encabeçados pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente; autoridades Judiciais, policiais, militares, corpo diplomático, líderes de diversas confissões religiosas e políticos. Todos se uniram ao povo para encomendar a Deus a alma do arcebispo de Luanda.
A cerimónia teve inicio com o cântico de procissão, e de seguida Dom Zeferino Zeca Martins, Bispo auxiliar de Luanda, apresentou a biografia de Dom Damião Franklin, e falou dos últimos momentos de vida do arcebispo. Dom Zeca adiantou ainda que, com essa celebração eucarística exequial, a Igreja prestava homenagem ao Senhor para que Dom Damião continue junto do Pai a interceder pelo seu povo e pela Arquidiocese de Luanda.
Natural da província de Cabinda, onde nasceu em 1950, Dom Damião António Franklin estudou nos seminários de Cabinda entre 1960 e 1962, de Luanda de 1968 a 1972 e do Huambo de 1972 a 1975. Doutorou-se em Direito Canónico Pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma em 1978.
Foi nomeado bispo auxiliar de Luanda, em 1992, e arcebispo, em 2001, em substituição Dom Alexandre do Nascimento, Arcebispo emérito.
Foi Reitor da Universidade Católica de Angola, após a sua fundação em 1997, renunciando ao cargo, voluntariamente, por razões de saúde, em Junho de 2013.
D. Franklin era considerado um homem de cultura e de ensino que deixa um legado importante a ser assumido e salvaguardado, uma vez que foram grandes os seus feitos em prol da sociedade angolana.
Sem comentários:
Enviar um comentário