Milhares de fiéis da Cidade de Quelimane, renderam a sua homenagem e o último adeus a Dom Bernardo Filipe Governo, Bispo emérito de Quelimane, que regressou à Casa Paterna às 13.27 horas no passado dia 20 de Outubro, data em que a Igreja celebrava o Dia Mundial das Missões.
Nascido em Macuse, diocese de Quelimane, a 20 de Janeiro de 1939, ingressou na Ordem dos Frades Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote em 4 de Outubro de 1969.
Recebeu a consagração episcopal em 10 de Outubro de 1976. Foi Bispo de Quelimane de 1976 até 2007, ano em que, por motivos de saúde, resignou ao cargo pastoral da Diocese.
Dom Bernardo, desde a sua tomada de posse como segundo Bispo de Quelimane interessou-se por construir uma Igreja-família e uma Igreja-comunhão. D. Bernardo foi presidente da comissão episcopal das Comunicações Sociais. Foi presidente do CEMIRDE e da Comissão da Liturgia na Conferência Episcopal. Preparou a Diocese para o seu desmembramento na nova diocese do Gurué em 1993. Em 1989, por inspiração divina, fundou a Congregação das Filhas de Nossa Senhora da Visitação.
As cerimónias fúnebres iniciaram com a procissão da Urna da Morgue do Hopsital central de Quelimane à Igreja da Sé Catedral. Em procissão, milhares de fiéis mais uma vez, acompanharam à pé a urna até a Sé, onde logo a entrada, iniciou o canto com o qual em vida de Pastor sempre foi acolhido nas suas visitas pastorais: MOYONI NIKOLO, NIKOLO BERNARNO... que quer dizer, Bem vindo Pastor Bernardo. Em lugar de dizer que veio visitar o seu rebanho, o povo acrescentou: ... que veio despedir-se da sua Grei...
O féretro foi acolhido por S. Excia Rev.ma Dom Hilário da Cruz Massinga e numerosos sacerdotes, fiéis e foi transportado para à Igreja pelas Filhas de Nossa Senhora da Visitação, onde iniciou a Vigília em oração até às 04 horas do dia 28 de Outubro data das exéquias.
Ao longo da vigília, foram apresentadas muitas mensagens de condolências, a maior parte das quais exaltavam a vida, o carisma, o zelo Pastoral daquele que foi o primeiro Bispo moçambicano da Diocese da então Vila S. Martinho após a Independência.
Às 09 horas, do dia 28, teve início a solene celebração da Missa exequial, presidida por S. Excia Rev.ma Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e vice-presidente da Conferência episcopal. Estiveram presentes: D. Tomé Makhweliha, Arcebispo de Nampula, Dom Cláudio Dalla Zuana, Arcebispo da Beira, Dom Francisco Lerma Martínez, Bispo de Gurúè e Dom Manuel Chuanguira Machado, Bispo emérito de Gurúè e autoridades civis e políticas.
Em sua homilia, Dom Francisco enalteceu as virtudes e carisma pastoral de Dom Bernardo Filipe Governo e pediu aos presentes, para que se preparassem diante da realidade da morte, que para os cristãos é uma passagem à Pátria celeste..
Antes do Rito da encomendação, foram apresentadas várias mensagens...
Seguiu-se depois a procissão ao cemitério de Coalane, muito participada, onde repousam os restos mortais de Dom Bernardo Filipe Governo.
À Diocese de Quelimane, às Filhas de Nossa Senhora da Visitação e ao Povo de Deus, do nosso blogger, endereçamos os nossos pêsames e as nossas mas sentidas condolências com a fé no Senhor Ressuscitado. Paz à Sua alma.
Sem comentários:
Enviar um comentário