segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ABERTURA DO ANO FORMATIVO 2017

Às 09 horas do dia 06 de Fevereiro de 2017, na Memória litúrgica de S. Paulo Miki e Companheiros, teve lugar na Capela do Seminário uma celebração eucaristica para a abertura do ano formativo de 2017.
A eucaristia foi presidida por S. Excia Reverendíssima Dom Alberto Vera Aréjula, Bispo Auxiliar de Xai Xai e Vice Presidente da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações. Presença honrosa foi de S. Excia Reverendíssima Dom João Carlos Hatoa Núnes, Novo Bispo de Chimoio, com uma significativa presença dos professors, formadores das Casas religiosas, seminaristas inscritos para o presente ano e representantes do pessoal auxiliar.
Antes do início da celebração, o Reverendo Pe Tonito Muananoua, Reitor do Seminário, acolheu os presentes com as seguintes palavras:

"
Excelência Reverendíssima Dom Alberto Vera Aréjula, Dignissimo Bispo Auxiliar da Diocese de Xai Xai,

Excelência Reverendíssima  Dom João Carlos Hatoa Núnes, Digníssimo Bispo da Diocese de Chimoio,
Caro Pe Marcos Mubango, Magnífico Reitor do Seminário S. Pio X,
Caríssimos formadores, professores, e todas as forças vivas que colaboram no nosso Seminário

Amados seminaristas,

O início de mais um novo Ano académico é um momento em que, conscientes das exigências e responsabilidades que se nos impõem para a sua prossecução, somos todos convidados a inclinarmo-nos humildemente diante da divina Majestade para implorar graças, forças, bênçãos e tudo aquilo que necessitamos para que o ano decorra de acordo com a Sua Santa Vontade.

Pelo que, com esta celebração eucarística, queremos entregar as nossas vidas, a vida de todos aqueles que de longe e de perto têm se esquecido de sí próprios para que o ambiente formativo seja uma realidade no nosso Seminário.

Agradeço a presença de S. Excia Rev.ma Dom Alberto que se disponibilizou a presidir esta eucaristia e testemunhar este acto no nosso Seminário; agradeço de modo igual a presença  nesta celebração de Dom João Carlos Hatoa Núnes, novo Bispo da Diocese de Chimoio, que desde o primeiro momento em que manifestámos o desejo de tê-lo connosco mostrou-se solícito e disponível. Queremos nesta celebração colocar uma particular intenção por Vós e pela Diocese de Chimoio a que sóis chamado a testemunhar o Vosso ministério Apostólico e desde já, estreitar a nossa proximidade. Bem haja Senhor Bispo Dom João Carlos e conte com a nossa humilde oração.

Gratidão dirijo a todos Vós (formadores, professores, pessoal auxiliar, amigos e seminaristas)  que renunciando os vossos compromissos quotidianos, nos honrais com a Vossa presença.

Que o Senhor, por intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria e de S. Paulo Miki e companheiros, nos conceda a graça de sermos dóceis às suas propostas ao início de mais um ano académico e formativo.

Muito obrigado"
 Após a intervenção do Reitor a Missa prossegiu normalmente. No fim da celebração, o Reverendo Pe Joaquim Lopes, Vice reitor e Prefeito de Estudos, apresentou as estatísticas previstas para o presente Ano. Ao final da sua intervenção o Presidente declarou oficialmente aberto o ano academico e formativo 2017 e concedeu a bênção a todos os presentes.
 

1 comentário:

  1. É, de facto, brilhante a organização que o Seminário apresenta nesta página. Ficamos, de certa forma, a par de toda a realidade que os nossos irmãos vivem durante a sua formação.Por isso Bem Haja Magnifico Reitor juntamente com todos seus colaboradores. Abraços. Nélio Cumbe

    ResponderEliminar