quarta-feira, 12 de outubro de 2016

I DIA DA SEMANA FILOSÓFICA

De acordo com a programação prevista no nosso calendário para o presente ano académico e formativo, está a decorrer desde a manhã de hoje, a XVII Semana filosófica sob o tema: Interpretações ético filosóficas sobre a possibilidade de edificação da Paz em Santo Agostinho e Jurguen Habermas.
Às 08 horas de hoje, o dia começou com uma oração proferida pelo Reverendo Padre Sílvio Francisco Sirico Anovo, Director espiritual.
A jornada esteve a cargo da moderação do estudante Lázaro Germano Namalua, do 3º ano de Filosofia da Diocese de Gurúè e teve como secretários, os estudantes Alberto Inácio Cuna e Joel Varela Gooverno, ambos também do 3º Ano da Arquidiocese de Maputo e Diocese de Quelimane, respectivamente.
Logo após a oração, a assembleia cantou o Hino a Santo Agostinho, seguido da intervenção do Reverendo Padre Joaquim Lopes Vieira, Vice reitor e Prefeito de Estudos do nosso Seminário.
Terminado o discurso do Prefeito, com o qual declarou solenemente aberta a Semana Filosófica, tomou a palavra o Dr Pedro Cebola Mazi, Tutor e docente do Seminário que de uma maneira sagaz e suscinta, fez o resumo do trabalho em torno do tema que será apresentado ao longo dos três dias da Semana Filosófica.


1º Grupo de oradores: Dinis Píquina, Pedro Razão e
 Constantino Miguel

Secretários: Alberto Cuna, Joel Varela e
 o moderador Lázaro Namalua

2º Grupo de oradores: Aguinaldo, Sabonete e Camisa

Pe Joaquim Lopes e Dr Pedro Cebola
 Mazzi, Tutor
 
Para apresentação do I tema, intitulado Da contextualização à concepção da Paz,  foram convidados os estudantes Constantino Miguel Juliano, Pedro Jacinto Razão e Dinis Píquina.
 
O segundo tema, A cidade de Deus em Santo Agostinho como prospecto da Paz, coube aos estudantes Arquimedes Jaime Camisa, Jorge Sabonete e Aguinaldo Miguel Teodósio.
 
Finda  a exposição do segundo tema, observou-se um momento de intervalo. Às 10.20 iniciou o debate e inter acção com o auditório.
As actividades do I dia, terminaram as 11.25 com a oração final presidida pelo Reverendo Padre Sílvio Anovo.

Sem comentários:

Enviar um comentário