sábado, 15 de outubro de 2016

Encerramento da XVII Semana Filosófica

Moderador Gércio Nhachengo
 
Tal como estava previsto na programação que está disponível neste nosso blogger, realizou-se o encerramento da XVII Semana Filosófica no passado dia 14 de Outubro.
A programação do dia, obedeceu ao que estava previsto.
A moderação esteve a cargo do estudante Gércio Custódio Nhachengo, da Arquidiocese de Maputo.
O tema do dia, Um discurso sobre a Paz em Moçambique, esteve exposto por 4 oradores: Sergio Vilanculos, dos Missionários Combonianos, Jerito Ângelo Meiodia, da Diocese de Chimoio, Alveu Jacinto da Ordem de Nossa Senhora das Mercês e Aleixo Mário Mendes Aleixo, da Diocese de Quelimane.
Terminada a intervenção dos 4 oradores, deu-se a continuidade do concurso da ACAFIL, no qual foram apurados os vencedores.
Terminado o concurso, tomou a palavra o Dr Pedro Cebola Mazi, que fez um discurso histórico e filosófico sobre a Paz, aplicado à realidade moçambicana.
Com a intervenção do Orador Magno, observou-se um interval. A seguir foi o momento do debate.
Para a síntese geral, foi indicado o estudante Samuel Alegria dos Santos, que de uma forma clara e brilhante, fez a síntese geral do tema.
Logo a seguir, foi convidado o Chefe da Turma do 3º ano, Flávio Domingos Sozinho, que procedeu a leitura da Declaração do Compromisso e entregou o trabalho compilado ao Prefeito de Estudos, Pe Joaquim Lopes Vieira.
De Seguida tomou a palavra o Pe Joaquim, que agradeceu a participação de todos e anunciou a nota final do trabalho- 90 valores.
Por fim, foi convidado o Reverendo Pe Tonito Muananoua, Reitor do Seminário. Na sua intervenção, o Reitor situou o contexto do debate da semana, uma ocasião para reflectir sobre a Paz e não falar da Paz. Pediu à Perfeitura para que envide os esforços para a publicação dos trabalhos da Semana Filosófica e não só, pediu aos membros do Corpo docente para que no próximos ano, façam uma referência numa das provas aos trabalhos da Semana Filosófica, como estímulo para que os alunos estejam ao corrente do que se tratou na Semana Filosófica.
Oradores do dia: Aleixo, Alveu, Jerito e Sergio
 (da esquerda para direita)
Citando as palavras da Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo contemporanêo nº 78, o Reitor frisou que a Paz não é ausência de Guerra e nem se reduz ao equilíbrio entre as forças adversas... A paz nunca se alcança de uma vez para sempre e deve ser constatemente edificada por todos.
Ao fim destas palavras, o Reitor declarou solemente o encerramento da XVII Semana Filosófica de 2016.


1 comentário:

  1. SAUDACOEES. ESTAMOS FORA DO SEMINARIO MAS NOS MANTEMOS INFORMADOS ACERCA DO MESMO SEMINARIO GRAÇAS A ESTE BLOG... ESSE EMPENHO NÃO É FACIL.. ENCORAJO MUITO A QUEM FAZ ESSE TRABALHO PARA QUEM GOSTA DE RECORDAR DA HISTORIA.

    ResponderEliminar