sábado, 31 de agosto de 2013

Nomeado novo Secretário Geral do Governatorado do Estado do Vaticano


O Santo Padre nomeou Secretário Geral do Governatorado do Estado do Vaticano o Padre Fernando Vérgez Alzaga. Espanhol, de 67 anos, Padre Alzaga faz parte da Congregação dos Legionários de Cristo. Desde 1972 que se encontra ao serviço da Santa Sé: inicialmente na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e depois no Conselho Pontifício para os Leigos. De 2004 a 2008 foi chefe de secção do Serviço Internet da Santa Sé, assumindo depois a responsabilidade geral das Telecomunicações do Estado do Vaticano. 

O Papa Francisco nomeou Consultor da Prefeitura das Questões Económicas da Santa Sé o doutor Paolo Ceruzzi.
 


Na Venezuela, o Santo Padre nomeou bispo de Barinas D. José Luis Azuaje Ayala, de 55 anos. Natural da diocese de Trujillo, onde durante quinze anos foi pároco e depois Vigário para a pastoral diocesana, em 1999 tinha sido nomeado bispo auxiliar de Barquisimeto e em 2006 bispo de El Vigía – San Carlos de Zulia.

Moçambique: A Igreja sente o “vazio” deixado pela morte de Dom Luís Gonzaga



RealAudioMP3 
No dia 7 de Agosto corrente, a igreja e os jesuítas particularmente, foram colhidos de surpresa com a morte de Dom Luís Gonzaga Ferreira da Silva, bispo emérito de Lichinga. Foi muito apropósito desta perda que deixa lágrimas e pesar que, a Rádio Vaticano em Maputo, foi à sede da Companhia Jesuíta em Moçambique, de que também fazia parte o Dom Luís Gonzaga.



Quando a Rádio Vaticano irrompeu pela Residência Santo Inácio, a casa dos jesuítas em Maputo, viam-se rostos manifestamente tristes, afinal, perderam um grande irmão, companheiro e sacerdote jesuíta. Porém, para que a nossa conversa ganhasse efeito, era preciso conter as lágrimas e superar a dor. E o padre Virgílio Domingos, superior geral da Companhia De Jesus em Moçambique, foi quem nos recebeu e juntos fizemos o retrato da incomensurável perda de um sacerdote que desde sempre teve uma vida apostólica.


O Padre Virgílio Domingos fez-nos um breve retrato dos últimos dias de vida de Dom Luís Gonzaga, cuja morte foi surpreendente, embora sabendo-se do seu debilitado estado de saúde devido a problemas cardiácos.


O Padre Virgílio Domingos diz ter-se comunicado telefonicamente com Dom Luís Gonzaga no dia anterior à sua partida. Na ocasião, Dom Luís, disse que estava relativamente convalescido. Afinal, eram as suas últimas horas de vida.


Há duas versões das causas da morte de Dom Luís Gonzaga
Entretanto, há duas versões das causas da morte de Dom Luís. O superior regional da companhia jesuíta em Moçambique, afirmou que dos meios de comunicação social se soube que ele morreu devido a um acidente de viação, ocorrido poucos dias antes da sua morte. No entanto, para Virgílio Domingos, os problemas de saúde são na verdade as razões da morte do bispo emérito de Lichinga, embora se reconhecendo que o acidente possa sobremaneira ter agravado o seu estado de saúde já débil.


Dom Gonzaga teve 60 anos de sacerdócio
O bispo emérito de Lichinga entrou na Companhia de Jesus a 7 de Setembro de 1939, ou seja, teve 74 anos na congregação jesuíta. Ele foi ordenado sacerdote a 11 de Julho de 1953, ou seja, teve 60 anos de sacerdócio. Dom Luís Gonzaga, foi sagrado bispo em 1972.
Os restos mortais de Dom Luís Gonzaga foram a enterrar no cemitério da missão de Lifindze, numa comunidade onde começou a sua vida sacerdotal. Aliás, Dom Luís em vida, já dizia que quando chegar o dia da partida, gostaria de ser sepultado na comunidade de lifindze, o que de facto aconteceu.
As cerimónias fúnebres tiveram lugar no dia 12 de Agosto, tendo a missa de corpo presente tido lugar na igreja de Lifindze, diocese de Tete. A igreja estava superlotada de fiéis oriundos de várias partes de Moçambique; estiverem igualmente presentes 4 bispos, mais de 20 sacerdotes, entre outros fiéis que quiseram prestar o seu último adeus a Dom Luís Gonzaga, bispo emérito de Lichinga, capital da província do Niassa, a norte de Moçambique.
Hermínio José

Diálogo e negociação entre as componentes da sociedade "única opção" para pôr termo ao conflito na Síria: Papa Francisco na audiência ao Rei da Jordânia

Na manhã desta quinta-feira, 29 de Agosto, o Santo Padre recebeu Sua Majestade o Rei da Jordânia, Abdullah II, e a Rainha Rania. Seguidamente o Soberano teve um encontro com o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado, que se encontrava acompanhado pelo Arcebispo D. Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.
Como informa o comunicado oficial, no decurso dos colóquios foram passados em resenha alguns temas de interesse comum, sobretudo a promoção da paz e da estabilidade no Médio Oriente, com particular referência ao retomar das negociações entre Israelitas e Palestinianos e à questão de Jerusalém. Reservou-se especial atenção à trágica situação em que se encontra a Síria. A este propósito foi reafirmado que a via do diálogo e da negociação entre todas as componentes da sociedade síria, com o apoio da comunidade internacional, é a única opção para pôr termo ao conflito e às violências que em cada dia causam a perda de tantas vidas humanas, sobretudo entre a população inerme.
O comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé conclui referindo ainda o apreço manifestado pelo empenho do Rei Abdullah no campo do diálogo inter-religioso e pela iniciativa de convocar em Amã, no início de Setembro, uma Conferência sobre os desafios que os Cristãos no Médio Oriente têm que enfrentar, particularmente neste período de transformações sociopolíticas. Sublinhado também o contributo positivo que as comunidades cristãs fornecem à sociedade da Região, de que são parte integrante.


A propósito da audiência do Papa Francisco ao rei Abdallah da Jordânia, esta manhã, num momento tão delicado para todo o Médio Oriente, Alessandro Gisotti entrevistou o arcebispo Maoun Lahham, vigário patriarcal para a Jordânia, do Patriarcado Latino de Jerusalém:
- A Jordânia é um país que inspira paz, embora exista receio por aquilo que se está preparando. Esperemos que não aconteça. Penso que a visita do Rei ao Pontífice é uma ocasião, antes de mais, para falar da paz na Terra Santa e na Jordânia, mas especialmente na Síria, com todas as ameaças que temos vindo a ouvir. Por aquilo que está a acontecer, a Jordânia, não obstante seja um pequeno país, desempenha um papel importante para a paz síria. Esperemos que os “grandes” cheguem à paz, em vez de fazerem a guerra, que encontrem uma solução pacífica. E esperemos que a Jordânia possa desempenhar um papel positivo, unindo-se à posição da Santa Sé.
- Obviamente que há uma esperança de paz, embora se fale de uma intervenção militar…
- É terrível! Sim, temos verdadeiramente medo!
- Medo de que se alargue e piore uma situação já tão dramática e complicada…
- Absolutamente, porque a violência gera sempre violência. E ninguém acredita no interesse dos Estados Unidos e da Europa pelos direitos do homem ou pela defesa dos mais débeis, ninguém acredita nisso. Não há ninguém que creia nisso! Todos procuram os seus próprios interesses políticos e económicos. E como ninguém acredita na sua boa vontade, não queremos que esta vontade de guerra se aplique à Síria. Esperemos que prevaleça a voz da razão, e para nós a voz da fé, e que se encontre uma solução pacífica para a crise. Fonte: Rádio Vaticana

D. Pietro Parolin, italiano, de 58 anos, o novo Secretário de Estado da Santa Sé. Tomará posse em 15 de Outubro



D. Pietro Parolin, Núncio Apostólico na Venezuela, foi nomeado pelo Papa Francisco como seu Secretário de Estado, sucedendo ao cardeal Tarcisio Bertone a partir de 15 de outubro.
O novo Secretário de Estado nasceu em Schiavon, na região do Veneto, norte da Itália, há 58 anos. De família simples, ficou órfão de pai aos 10 anos. Ingressou no seminário aos 14. Estudou em Roma, foi ordenado sacerdote em 1980 e iniciou carreira diplomática na Santa Sé em 1986. Foi representante da Santa Sé na Nigéria e no México. Em 2002, foi chamado novamente a Roma e nomeado vice-secretário da Secção para as Relações com os Estados, colaborando com os Cardeais Angelo Sodano e Tarcisio Bertone. Ocupava-se especialmente das relações com os países asiáticos, como Vietname e China até 2009, quando foi nomeado por Bento XVI para a Nunciatura de Caracas. Esta nomeação marca o retorno à Secretaria de Estado de um diplomata de formação.
Neste sábado de manhã o Santo Padre recebeu colegialmente, na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Cardeal Tarcísio Bertone, juntamente com o cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, D. Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados, mons. Peter Wells, Assessor para as Questões Gerais, Mons. Antoine Camilleri, subsecretário para as Relações com os Estados e Mons. Alberto Ortega Marin, Oficial da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados.
O Santo Padre confirmou nos respectivos cargos D. Giovanni Angelo Becciu, Substituto para as Questões Gerais; D. Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados; D. Georg Ganswein, Prefeito da Prefeitura da Casa Pontifícia; mons. Peter Wells, Assessor para as Questões Gerais ; e mons. Antoine Camilleri, subsecretário para as Relações com os Estados.

Fonte: Radio Vaticana

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Visita do Papa aos Agostinianos: entrevista ao Prior, P. Robert Prevost



O Papa Francisco celebrou nesta quarta-feira, 28 de Agosto, à tarde, a Eucaristia de abertura do Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho. Tiziana Campisi entrevistou o nonagésimo sexto Prior da Ordem, padre Robert Prevost, começando por lhe perguntar como vê os primeiros meses de pontificado do Papa Francisco: 
- Vemos este novo Papa como um grande dom para a Igreja, da mesma maneira em que tínhamos vivido o dom do pontificado do Papa emérito, Bento, que deu à Igreja o ensinamento de Santo Agostinho de um modo amplo e importante. O novo Papa toma alguns elementos do pontificado de Bento XVI, com um estilo diferente e aborda o Povo de Deus sempre com a mensagem do Evangelho. Vive, portanto, com a sua humanidade, com a sua proximidade, com este grande amor, esta compaixão, este misericórdia de que fala muitas vezes e faz com que o Evangelho seja uma mensagem viva para as pessoas, para o povo. Nós, como Ordem mendicante, vivemos também esta dimensão. As Ordens mendicantes historicamente tinham este aspecto de querer estar mais próximos das pessoas, sobretudos da gente simples, pobre. Para nós, é uma prenda, um dom, mas também um grande desafio – este novo Papa e toda a sua mensagem.
– Neste dia 28 de agosto, memória litúrgica de Santo Agostinho, tem início o vosso Capítulo Geral. Como estais enfrentando este momento.
- Escolhemos a data da solenidade de Santo Agostinho para abrir o Capítulo, precisamente pela importância que tem Santo Agostinho para a vida da Ordem e para a vida da Igreja. Santo Agostinho é uma figura que ainda hoje tem muito a dizer aos cristãos e ao povo, a todos – portanto. E esta mensagem é algo que deve também guiar e acompanhar a reflexão e o trabalho do Capítulo. Agostinho é realmente uma figura, como teólogo e como pastor, que tem muito a dizer à Igreja de hoje.
- Este vosso Capítulo Geral conta com a oração também do Papa…
- Sem dúvida. Recebemos diversos sinais da sua proximidade em relação a nós. Há algumas semanas, recebemos da Secretaria de Estado, do cardeal Bertone, uma mensagem em que se comunicava este desejo do Papa de nos acompanhar no Capítulo Geral, reconhecendo a importância do Capítulo para a vida da Ordem, no interior da Igreja. Um Capítulo é um acontecimento eclesial, não só da Ordem. E nós somos gratos, estamos contentes de saber que há também este acompanhamento, esta proximidade do Santo Padre para connosco. 
- Terça-feira, 27, na véspera da memória litúrgica de Santo Agostinho, a Igreja celebrou a mãe, santa Mónica. Invocareis também a intercessão de Santa Mónica para este vosso Capítulo. 
- Santa Mónica – podemos dizer – é também nossa mãe: a figura de Mónica, que com as suas orações obteve a conversão de Agostinho, sempre por graça de Deus. Mas Agostinho entra plenamente na Igreja graças às orações de Mónica. Podemos dizer que também nós, como Ordem, queremos ser parte da vida da Igreja e portanto Mónica, com a sua oração, o seu amor, a sua intercessão, acompanha a Ordem, neste sentido. 

Galeria fotográfica da Festa de Santo Agostinho

Pe Tonito acolhe Dom João Carlos

Momentos inicias da Celebração
Parte da assembleia litúrgica

Concelebrantes

Pe Inácio Lucas, Reitor do Seminário S. Pio X







Dom João assina a acta no fim da celebração

Pe Silvio, Director espiritual

Momento do corte do Bolo













Abertura do Vinho espumante
O almoço de confraternização no jardim



Dom João entrega prémios aos vencedores do campeonato interno




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Solenidade de Santo Agostinho


Às 10 horas de hoje, teve lugar na capela do nosso Seminário, uma solene concelebração presidida por S. Excia Rev.ma Dom João Carlos Hatoa Núnes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo.

A celebração contou com a participação dos membros da equipa formadora, formadores das casas religiosas, todos os alunos internos e externos, pessoal auxiliar e muitos convidados.

Às 13 horas, teve lugar um copo de água servido no jardim. Esta parte, contou com a presença de  S. Excia Rev.ma Dom Paulo Mandlate, Bispo emérito de Tete.

Brevemente, prometemos oferecer-vos uma galeria fotográfica do acontecimento em epígrafe.

Mensagens recebidas por ocasião da Solenidade de S. Agostinho



 “Parabéns formadores, seminaristas, professores e todo o pessoal auxiliar... Viva Santo Agostinho. Saudações fraternas! + Francisco Lerma

 “ Bom dia! Parabéns! Juntos e unidos em oração pela equipa e seminaristas. Deus vos abençõe. Até breve. Pe Inácio Lucas

 “ Ama e faz o que quiseres”. Santo Agostinho. Feliz dia do Padroeiro do nosso Seminário. Que ele interceda por nós. Boas Festas. Pe Arcélio Matola,

Boas Festas. Que o Senhor esteja sempre presente. Pe Inácio Jussa, Pároco

I migliori auguri per una buona Festa Patronale. Pe Artur Bernardo, Roma

“Desde já vão os meus parabéns pelo dia de amanhã, um dia de um grande Padre da Igreja- Santo Agostinho. Que derrame as suas bênçãos para o Seminário e para todos os que fazem parte. Paz e bem. Frei Benjamim.

Bom dia Magnífico. Sem muitas palavras serei directo: Boas Festas e que o Senhor não deixe de olhar essa casa de Formação. Quem passa dai não esquece. Novais, Seminário S. Pio X

Parabéns e boas festas. Santo Agostinho rogai por nós. Angelino, S Pio X

Bom dia magnífico Reitor, venho por este meio desejar uma Santa Missa e Boas Festas deste grande Homem reconhecido em todo o mundo (Santo Agostinho) e termino com estas palavras de S. Paulo: andai sempre alegres,rezai sem cessar. Dai graças por tudo pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus e ainda repito as palavras de Santo agostinho: “ Criaste-nos para vós Senhor e o nosso coração não descabsará enquento não repousar em vós”. Narciso André, Chimoio

Boa Festa do Padroeiro S. Agostinho. Pe Júlio

Bom dia e votos de boas festas do Padroeiro do Seminário. Rezamos por vós para que S. Agostinho interceda em todas as vossas actividades para o sucesso do ano formativo de 2013. Pe Rito, Reitor do Seminário de S. José

Parabéns homólogo e boas festas para ti, para os colegas da equipa e para todos. Pe Luís Alberto, Reitor do Bom Pastor – Beira

Boa tarde irmãos. Não vos esquecemos nem tão pouco. Todos estais connosco pela oração e hoje de um modo muito especial pela Festa do Padroeiro. Parabéns a todos. Lembraremos de vós na Missa das 18. Irmãs Servas do Cenáculo

Boa tarde Padre. Vim por este meio desejar-vos boas Festas. Leonardo-Beira

Parabéns pela Vossa Instituiçãopelo aniversário do Patrono. Felicitações extensivas aos seus directos colaboradores que tanto me acolheram com carinho. Pe Mabureque

Boa noite Padre Tonito. Embora a Festa já terminou a nossa oração pelo Seminário e os que lá moram ainda continua. Parabéns desde Jecua. Um abraço, cumprimentos a todos. Pe Joaquin Torris, reitor do Seminário S. Carlos Luwanga - Chimoio.

Boa noite padre. Parabéns pelo grande dia. Peço desulpas porque não vou poder comparecer. Dr Blaunde

O dia grande vai bem? Rezamos por vós na Missa. Juntos! Pe Rafael Sapato, Lichinga

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Reencontro" - um serviço caritativo apreciado pela Igreja moçambicana


Quem passar pelo Bairro Ferroviário das Mahotas, na periferia sul de Maputo notará certamente, na Avenida Cardeal D. Alexandre Maria dos Santos, a nova sede da “Reencontro”, Associação de apoio a crianças órfãs e vulneráveis, sobretudo devido ao HIV-SIDA. Chama-se “Centro Aberto, Maria da Paixão”, e isto tem toda uma história que está relacionada com a pertença, no passado, das fundadoras da Associação à Congregação das Franciscanas Missionárias de Maria, à qual continuam ligadas por uma relação de confiança e colaboração. Razão pela qual a "Reencontro" deseja estar na lista dos organismos da Igreja.

Oiça a este respeito as opiniões de Olinda Mugabe e Henriquete Wamusse, duas das co-fundadoras da Associação, da Provincial da Congregação e do Arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio… RealAudioMP3 

Oiça a peça completa clicando no espaço "Reencontro" na nossa página web...




domingo, 18 de agosto de 2013

Mensagem do Reitor, por ocasião do Início da Novena a Santo Agostinho

Caríssimos Irmãos no sacerdócio ministerial e baptismal!
Com o XX Domingo do Tempo Comum, iniciamos a semana que nos prepara para a Solenidade do nosso Padroeiro.
Concretamente, a partir de amanhã 19 de Agosto, iniciamos com a Novena a Santo Agostinho.
É um momento ímpar para cada membro da comunidade. É mais uma ocaião que nos é oferecida, para apronfudarmos algum aspecto da Vida do nosso Padroeiro e procurarmos interrogar-nos a nós hoje, sobre  a seriedade da nossa vida no seguimento de Cristo.
Faço votos, para que estes nove dias sejam dias de muita reflexão e aprofundamento espiritual de cada membro da nossa comunidade, para que possamos viver com muita intensidade a Solenidade do nosso Padroeiro.
Na fé,
Pe Tonito Muananoua

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Adormeceu no Senhor: Dom Luís Gonzaga Ferreira da Silva, Bispo emérito da Diocese de Lichinga

Dom Luís
 Por volta das 20 horas de hoje - 07 de Agosto de 2013, regressou para a Casa do Pai, S. Excia Reverendíssima Dom Luís Gonzaga Ferreira da Silva, Bispo emérito da Diocese de Lichinga.



Dom Luís, nasceu em Rebordões, na freguesia do Concelho de Santo Tirso – Portugal aos 02 de Abril de 1923. Foi ordenado sacerdote da Companhia de Jesus aos 11 de Julho de 1953 e  nomeado Bispo de Vila Cabral, actual Lichinga aos 10 de Novembro de 1972.  Recebeu a ordenação episcopal aos 17 de Dezembro de 1972, sucedendo assim a D. Eurico Nogueira. Resignou aos 25 de Janeiro de 2003, tendo como seu sucessor Dom Hilário da Cruz Massinga.
Da página do nosso bloger, queremos apresentar à Conferência Episcopal de Moçambique, à Diocese de Lichinga, aos membros da Companhia de Jesus e à família de sangue, os nossos pêsames e as nossas mais sentidas condolências.
Dom Luis, muito obrigado por tudo e tenha um merecido descanso em Paz junto de Deus Pai. Ámem.