quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dom Francisco Lerma Martínez, visita o nosso Seminário

De 22 a 24 de Julho de 2013, Dom Francisco Lerma Martínez, Bispo da Diocese de Gurúê e Presidente da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações, visitou o nosso Seminário de Santo Agostinhoe o de S. Pio X em Maputo.
Dom Lerma, chegou a Maputo na tarde do dia 22 e foi acolhido no aeroporto pelo Reitor do Seminário, Pe Tonito Muananoua. Após a saudação oficial e o jantar, Dom Lerma encontrou-se primeiramente com o Deão, o Vice- Deão e os chefes das 3 turmas.
D. Francisco Lerma


Na manhã do dia 23 de Julho, às 06 horas, Dom Francisco Lerma presidiu a Eucaristia na Capela local aos Seminaristas e formadores do Seminário. Na ocasião, antes de iniciar a celebração, o Reitor do Seminário acolheu o celebrante com as seguintes palavras:

Excelência Reverendíssima Dom Francisco Lerma Martínez,
Bispo de Gurúè e Presidente da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações
Reverendos Padres da Equipa Formadora,
Estimados seminaristas!!!

Antes do início deste acto de fé, que marca o início das nossas actividades na vida quotidiana nesta casa, quero em meu nome pessoal e em nome da Comunidade formativa deste Seminário, dar boas vindas à V. Excia. Bem vindo à Sua Casa.
Igualmente quero reconhecer e agradecer a solicitude e atenção que nos tem manifestado e que desta vez, concretizou-se com uma presença física. Excelência deixou a sua Diocese, os seus trabalhos para vir juntar-se à nossa comunidade e partilhar as nossas alegrias, certezas, sonhos e desafios. Bem haja por este gesto paternal.
Momento da concelebração eucarística
Reunidos em volta deste Altar, queremos sobre ele, colocar as intenções desta Casa formativa, as nossas vidas em oblação, as comunidades cristãs que ansiosamente esperam por nós, para que saibamos ser dóceis e diligentes às propostas que Deus nos oferece cada dia, para concretizar o seu projecto de peparar sacerdotes para a nossa Igreja.

Com estas palavras, peço Excia Reverendíssima, para que presida a nossa celebração!!! Muito Obrigado.

Após a celebração, por volta das 8 horas, Dom Francisco retomou os encontros pessoais com os membros da equipa formadora. à 09.30 horas, acompanhado pelo Reitor, Dom Lerma dirigiu-se à cidade onde foi ter encontros oficiais com algumas entidades eclesiásticas, tendo regressado às 17.20 horas ao Seminário Santo Agostinho.

Às 18 horas, no salão auditoirium local, Dom Francisco Lerma encontrou-se a sós com os estudantes internos do Seminário Santo Agostinho, encontro que se prolongou até às 20 horas.

De seguida, Dom Lerma reuniu-se com a equipa formadora do Seminário e, após o jantar, regressou a Maputo, tendo se hospedado na Casa Provincial dos Missionários da Consolata.

Na manhã do dia 24 de Julho, Dom Lerma presidiu a Eucaristia no Seminário Teológico e por volta das 09 horas, foi acompanhado ao Aeroporto pelo Reitor do Seminário, onde partiu de regresso à sua Diocese quando eram cerca de 13 horas.

Das páginas deste nosso blogger, quermos reconhecer, admirar e agradecer a solicitude de S. Excia Rev.ma Dom Lerma, pela sua proximidade e dedicação à sua missão de Pastor e, acima de tudo como Prersidente dos Seminários e Vocações, no seguimento da actividade formativa na Igreja de Moçambique. 

sábado, 13 de julho de 2013

CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES E DE PROMOTORES VOCACIONAIS






De 24 de Junho a 5 de Julho de 2013, na sua qualidade de Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Vocações, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, está a presidir no Centro Catequético Paulo VI do Anchilo (Nampula), o Curso de Formação de Formadores dos Seminários e dos Promotores das Dioceses de Moçambique.

A Equipa de Coordenação está formada pelo Pe. Inácio Lucas, Reitor do Seminário Interdiocesano de Teologia S. Pio X de Maputo, e pelo Pe. Tonito Muananoua, Reitor do Seminário Interdiocesano de Filosofia da Matola.

Eis os temas em estudo programados para o referido Curso e os respectivos orientadores:
1.     O ministério e a vida sacerdotal segundo a Presbiterorum Ordinis, por D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè.

2.    Orientações Pastorais sobre a promoção das vocações, pedo Pe. Rafael baciano Sapato, Vicário Geral da Diocese de Lichinga.

3.    Formação dos futuros sacerdotes a Pastores dabo Vobis, pelo Pe. José Muluta, Chanceler da Arquidiocese de Nampula.

4.    Situação da Pastoral vocacional nas Dioceses de Moçambique, pelos Promotores Vocacionais de cada uma das Dioceses.

5.    O discernimento vocacional e maturidade humana, pela Irmã Felicidade, Missionária da Consolata, Conselheira Provincial.
 
A sala de reuniões durante uma das sessões do Curso
6.    A formação sacerdotal segundo a Optatam Totius, pelo Pe. Tiago Palagi, Director do Centro Catequético Paulo VI do Anchilo.

7.    As Obras Pontifícias Missionárias, pelo Pe. Atanásio Amisse Canira, Vigário Geral da Diocese de Nacala e Director Nacional das Obras Pontifícias Missionárias..

8.    Os Seminários diocesanos em Moçambique, pelo Pe. Inácio Lucas, Reitor do Seminário Interdiocesano de Teologia de S. Pio X de Maputo.

9.    Espiritualidade como caminho no Espírito para ser de Cristo, pelo Pe. Tonito Muananoua, Reitor do Seminário Interdiocesano de Filosofia de S. Agostinho da Matola.