segunda-feira, 25 de março de 2013

Mensagem de Condolências

Passamos a apresentar na íntegra, a mensagem do Seminário enviada ao Ex.mo e Rev.mo Sr Dom Germano Grachane, Bispo de Nacala, por ocasião da celebração das exéquias de Moreno Alexandre:


Excelência e Reverendíssima Senhor Dom Germano Grachane
Bispo da Diocese de Nacala
NACALA
Matola, 24 de Março de 2013

N. Refª : 18/SMSA/2013
“Para os que crêm em Vós, Senhor, a vida não acaba, apenas se transforma; e, desfeita a morada deste exílio terrestre, adquirimos no Céu uma habitação eterna” Prefácio dos Defuntos I
Excelência Reverendíssima,
Colheu-nos de surpresa a notícia do regresso para à Casa do Pai do nosso irmão e filho Moreno Alexandre, no passado dia 23 de Março do corrente.
Neste momento de profunda dor e conternação que nos convida a professarmos a fé em Jesus Cristo Ressuscitado, quero em meu nome e em nome da comunidade formativa do Seminário Filosófico Interdiocesano “Santo Agostinho”, apresentar à família diocesana e biológica do Moreno, os nossos pêsames e as nossas mais sentidas condolências.
Na próxima Terça-feira, rezaremos uma Missa em sufrágio pela sua Alma, que será presidida por S. Excelência Reverendíssima Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e Vice presidente da CEM.
In fede

Pe Tonito José Francisco Xavier Muananoua
Reitor

domingo, 24 de março de 2013

Missa em sufrágio da Alma de Moreno Alexandre

Caríssimos,
De acordo com a informação tornada pública desde ontem no nosso bloger, comunico a todos que amanhã, 25 de Março de 2013, será realizado em Nacala, o funeral do seminarista Moreno Alexandre.
A nossa comunidade estará em sintonia com a Diocese em oração e, na Terça feira 26 de Março de 2013, às 06 horas, celebraremos na capela do Seminário um Missa em sufrágio da sua alma.
Esta Eucaristia, será presidida pelo nosso Arcebispo, Dom Francisco Chimoio.
Muito unidos na oração
Pe Tonito Muananoua,
Reitor

sábado, 23 de março de 2013

Regressou para a Casa Paterna Moreno Alexandre

Moreno Alexandre
Às 19 horas de hoje (23.03), no Hospital de Nacala, faleceu o jovem Moreno Alexandre, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Mueria e candidato ao clero diocesano da Diocese de Nacala.
Moreno Alexandre, filho de Alexandre Faite e de Rosalina Salimo, nasceu em Patone- Nacala –à- Velha, aos 04 de Abril de1986.
Depois de concluir o Propedêutico em Nampula, ingressou no Seminário Filosófico Interdiocesano Santo Agostinho no ano de 2011. No presente ano de 2013, Moreno iria frequentar o 3º Ano de Filosofia, mas juntamente com os outros 9 colegas da Diocese de Nacala, estava em experiência pastoral na sua Diocese à espera de retomar a sua formação no próximo ano.
Neste momento de dor e consternação, e fé no Senhor Ressuscitado, queremos apresentar à Diocese de Nacala e à família biológica de Moreno, os nossos pêsames e as nossas mais sentidas condolências.
Paz à sua alma!!!

quinta-feira, 14 de março de 2013

A biografia do novo papa

Dom Jorge Mario Bergoglio, 77 anos, nasceu no bairro de Flores na grande Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Depois de estudar para técnico em química escolheu o sacerdócio e entrou na Companhia de Jesus. 
Estudou filosofia e teologia na Faculdade do Colégio Máximo de São José. Foi mestre de noviços e professor universitário de teologia, provincial dos jesuítas em seu país e presidente da Conferência Episcopal de 2005-2011. No dia 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote. Concluiu pós-graduação na Universidade de Alcalá de Henares e em 1986 completou sua tese de doutorado na Alemanha. João Paulo II o nomeou Cardeal em 2001.
Segundo informações, no conclave de 2005 foi protagonista junto a Ratzinger. Tem uma forte experiência pastoral, é conhecido por dizer a verdade com clareza. Sua página no Facebook tem mais de 37.000 Likes, mesmo não sendo ele quem administra. Geralmente utiliza os meios públicos de transporte.
Ele não dá entrevistas, os jornalistas tiram suas declarações das homilias. Enfrentou fortemente as autoridades locais em questões como o aborto, matrimonio homossexual e a liberalização das drogas.
O cardeal primaz da Argentina sempre teve uma posição próxima às classes menos favorecidas. Recentemente, criticou os sacerdotes que se recusam a baptizar bebês nascidos fora do casamento, de acordo com informações da imprensa local.
Aos religiosos pediu "para testemunhar e demonstrar interesse pelo irmão” porque a cultura do encontro "nos faz irmãos, nos faz filhos, e não membros de uma ONG ou prosélitos a favor de uma multinacional”.
Em várias ocasiões criticou fortemente a corrupção e o tráfico de seres humanos: "Cuida-se melhor de um cão do que desses escravos nossos”. "A escravidão é a ordem do dia, tem crianças nas ruas há anos, não sei se mais ou menos, mas são muitos”.
Lembrou que "algumas meninas param de brincar com bonecas para entrar na prostituição porque foram roubadas, vendidas ou são vítimas do tráfico". Ele criticou o “limitar ou eliminar o valor supremo da vida, ignorando os direitos do nascituro”.  E afirmou: o aborto nunca é uma solução. Foi contra a liberalização da droga e pediu para que os jovens não acreditassem nos "mercadores da morte".
Advertiu que seu país "não se sedimentou com delírios de grandeza desafiantes”, e convidou a ir "além das diferenças". Criticou a falta de "humildade" dos governantes e a "inconstância" como sendo falta de valor "que carece de alguma proposta."
Sobre Aparecida indicou que "a inspiração do Espírito é a grande luz que teve alí. As sombras são mil e uma pequenas coisas que impediam e tivemos de superar”. "Tudo foi um complexo de luz e sombra, e a luz ganhou".
Sempre foi relutante em receber cargos de algum peso na Cúria Romana, mas foi nomeado consultor da Pontifícia Comissão para a América Latina, membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; do Clero; dos Institutos de Vida Consagrada, Conselho pós-sinodal, e presidente do Pontifício Conselho para a Família.
A força da Igreja, disse o purpurado no Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, está na comunhão, e a sua debilidade está na divisão e na contraposição.

Fonte: Zenit

quarta-feira, 13 de março de 2013

FRANCISCO , NOVO PAPA


Papa Francisco
Às 21.13Horas de hoje, 13.03.2013, em Roma, foi anunciado a todo o mundo a eleição do novo Bispo da Diocese de Roma e Papa da Igreja Católica, Dom Jorge Mário Bergoglio, até agora Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires (Argentina) na América Latina. Assumiu o nome de FRANCISCO.
Dom Jorge Mário Bergoglio nasceu em Buenos Aires (Argentina), aos12 de Dezembro de 1936.
Depois dos estudos primários e de técnico químico, entrou no noviciado da Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1958.
Estudou em Chile e na Alemanha.
É Licenciado em Filosofia e Douturado em Telogia.
Foi ordenado sacerdote aos 13.12.1969. E Bispo em 20.05.1992.
Actualmente ocupava o cardo de Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires
FRANCISCO I Bispo de Roma e Papa, é o 266º sucessor de São Pedro.
 Eis algumas das suas primeiras palavras pronunciadas logo à seguir à sua apresentação e momentos antes da sua primeira bênção "Urbis et Orbis" (para a cidade e para todo o mundo):

Irmãos e irmãs:

Os meus irmãos Cardeias foram muito longe de aqui para escolher o novo Bispo de Roma (e novo Papa).
Em primeiro lugar rezemos pelo meu antecessor o Papa Emérito Bento XVI: Pai nosso...!
Façamos um caminho de fraternidade...
Antes da minha bênção vos peço que rezeis a Deus por mim. (Momentos de profundo silêncio entre os milhares de peregrinos presentes na praça de S. Pedro em Roma).
Abençoe-vos Deus todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
FRANCISCO I

Desta página do nosso bloger, vão os nossos parabéns ao novo Sumo Pontífice, com promessa de muita oração para a fecundidade do ministério petrino enquanto manifestamos a nossa  fiel obediência na fé como seus filhos.