quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Israel/Gaza: Adiado o acordo de cessar-fogo

O Hamas divulgou que o anúncio do cessar-fogo foi adiado para esta quarta-feira após o acordo israelita em dois pontos não especificados.

O cessar-fogo deveria, segundo o Hamas, começar às 00h locais.

Uma fonte egípcia próxima das negociações, afirmou que foi apresentada, ao Egito, uma proposta final e que é aguardada, agora, uma resposta definitiva.

Em Jerusalém o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, assegurou que o seu país será “um parceiro de boa vontade” numa eventual trégua com os grupos armados palestinianos da Faixa de Gaza. Mas garantiu que o acordo não foi ainda conseguido.

Fonte: euronews 20/11 17.16 CET

Congo: exército bate em retirada


Congo: exército bate em retirada

Forças governamentais congolesas deixam Goma e os rebeldes ganham o controlo da cidade.
No terreno permanecem os 1500 capacetes azuis da força de paz das Nações Unidas. A ONU afirma que a sua missão é apenas proteger civis.
Esta foi uma transição pacífica. O exército do Congo ter-se-á limitado a abandonar Goma. Um residente desabafa:
“O presidente Kabila abandonou-nos, o que é vamos fazer? A ONU estava lá, eles viram e deixaram-nos tomar o aeroporto. Isso não é lá muito católico…”
Mais tranquilo parece estar o Presidente congolês, apesar da retirada das suas tropas de Goma. Para o chefe de Estado é altura de rever a estratégia:
“É difícil dizer que devemos manter a calma mas, efetivamente, temos de manter a calma. O Congo tem de continuar a preparar-se e a mobilizar-se.”
Enquanto a população congolesa foge para o Ruanda, os rebeldes assumem o controlo de postos fronteiriços.
Para os militares do M23 estão em causa compromissos assumidos. Exigem a manutenção das patentes e recusam a transferência de oficiais para outras regiões.
Fonte da notícia: euronews

terça-feira, 20 de novembro de 2012

COMUNICADO DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DE MOÇAMBIQUE


Às Comunidades Cristãs e a todos os homens de boa vontade, paz e alegria no Senhor ressuscitado, aquela paz e alegria que o mesmo Senhor repetidas vezes desejou e deu aos seus discípulos.

Queremos, através deste meio, exprimir a nossa comunhão convosco, manifestar a nossa presença espiritual junto de vós e partilhar aquilo que foi  fruto da nossa reflexão e deliberações e alguns aspectos salientes da nossa vida eclesial e social dos últimos tempos.

Nos dias 6 a 13 de Novembro de 2012, nós, os Bispos Católicos da Conferência Episcopal de Moçambique, estivemos reunidos no Seminário Interdiocesano Filosófico de Santo Agostinho na Matola, na II Sessão da Assembleia Plenária de 2012.
Estiveram presentes os  Bispos Diocesanos e Eméritos da CEM. Participaram pela primeira vez S. Excelência Reverendíssima o Sr. D. Cláudio Dalla Zuanna, novo Arcebispo da Beira, que recebeu a sagração episcopal  e tomou posse no passado dia 07.10.2012 na Beira; e o Reverendo Padre Fernando Domingos Costa, CP, que no dia 27.10.2012, foi nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Pemba.
A Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Jaime Pedro Gonçalves exprimimos a nossa maior gratidão em nome de toda a Igreja em Moçambique pela sua dedicação durante os três grandes lustros de frutuoso episcopado naquela Arquidiocese e, muito particularmente, pelo seu inestimável e histórico empenho no processo que levou ao restabelecimento da paz no País.
A Sua Excelência o Senhor D. João Carlos Nunes Hatoa, Bispo Auxiliar de Maputo que, como Administrador Apostólico cessante da Beira, pelo seu labor e dedicação na condução da vida da Arquidiocese durante o período de Sede Vacante.
A o Reverendo Padre Fernando Domingos Costa, como Administrador Apostólico de Pemba, as nossas felicitações pela disponibilidade em aceitar esta missão que a Igreja lhe encomenda enquanto se espera pela nomeação do novo Bispo de Pemba.
A Sua Excelência o Senhor D. Ernesto Manguengue,  manifestamos a nossa gratidão pelo trabalho e dedicação demonstrados durante os oito anos de episcopado na Diocese de Pemba e pelo serviço desinteressado como Secretário da CEM, ao  mesmo tempo que lhe reiteramos  a nossa solidariedade e oração fraterna.  
Estiveram ausentes, o Sr. D. Adriano Langa, Bispo de Inhambane, e o Sr. D. Bernardo Filipe Governo, Bispo Emérito de Quelimane, por motivos de saúde; o Sr. D. Júlio Duarte Langa, Bispo Emérito de Xai-Xai, por motivo do falecimento de um seu familiar; e o Sr. D. Ernesto Maguengue, Bispo Emérito de Pemba, que recentemente apresentou a sua resignação como Bispo daquela Diocese.
            Na abertura da Sessão, D. Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da CEM, saudou a presença do Sr. Núncio Apostólico, D. António Arcari que, como de costume, veio saudar os Bispos e  transmitir uma mensagem de encorajamento. D. Lúcio agradeceu a presença e as palavras do Sr. Núncio Apostólico como sinal de comunhão com o Papa e com a Igreja universal. comunidades cristãs. Encontramos grupos de jovens cada vez mais comprometidos nos serviços da catequese e da liturgia. Mas continuamos a sentir a falta de um número suficiente de Padres para atender adequadamente a vida das comunidades. Isto obriga-nos a todos, a um renovado e qualificado esforço pela promoção das vocações sacerdotais e religiosas.

2. CLIMA SOCIAL

 O ambiente sócio-político e económico é fonte de grande ansiedade para muitos. Perante inumeráveis situações problemáticas do dia a dia, muitos se interrogam sobre as condições de vida, a segurança dos seus bens e das suas vidas; a posse da terra que cultivam e onde moram; a verdade e a solidez da Paz; o entendimento entre os que gerem a coisa pública. De facto assistimos à ocupação de terras por parte dos  mega- projectos que obrigam as populações a abandonarem os seus lugares naturais de residência e de cultivo; ao aumento da criminalidade, com assaltos à mão armada em casa, nas ruas, nas praças, tanto nas cidades e quanto nas vilas e nas aldeias.Tudo isto cria no povo um ambiente de insatisfação e de grande ansiedade, apesar de há 20 anos ter cessado a guerra em Moçambique. As populações continuam a ter uma vida muito dura, marcada por uma situação de pobreza cada vez mais acentuada, sobretudo  nas zonas rurais do País. Não obstante haja cada vez mais riqueza, os pobres são cada vez mais pobres.

3. O DIÁLOGO, A JUSTIÇA E A PAZ

     Exortamos as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa-vontade a irem para frente na consolidação da paz, cooperando de todas as maneiras na construção de um ambiente cujas bases sejam a justiça social, a verdade, a liberdade e o respeito. Devemos voltar o nosso olhar para trás e redescobrir o diálogo justo e respeitoso, e no respeito dos direitos das pessoas e das populações para a solução dos conflitos que afligem a sociedade no momento actual. Repetimos uma vez mais: Abandonemos definitivamente o recurso às armas, a qualquer tipo de violência, verbal ou física na procura da solução dos nossos problemas. Renovemos o espírito que 20 anos atrás levou as partes envolvidas a assinarem o Acordo Geral de Paz, de que tantos nos gloriamos e que recentemente celebrámos.

4.   SEMINÁRIOS E PASTORAL VOCACIONAL
Refletimos também sobre a situação dos Seminários e da Promoção vocacional. 
O Seminário Interdiocesano de Filosofia de Santo Agostinho na Matola durante este ano teve 167 alunos internos e o Seminário Interdiocesano Teológico de S. Pio X teve 58 alunos internos. Damos graças a Deus pelo aumento do número de seminaristas e de candidatos à Vida Consagrada.
As despesas de manutenção dos seminaristas e dos edifícios são cada vez mais pesadas, pelo que contamos com a generosidade de todos os cristãos.Não nos temos poupado a sacrifícios para arranjar condições suficientes e dignas para a sua formação, angariando pessoal para as equipas de formadores não obstante a penúria de clero em número e preparado para este fim. Reforçamos as equipas de ambos seminários com mais alguns novos formadores e enviando outros para estudos de  especialização.
Nesta linha de encontrar caminhos para o bom seguimento da formação dos candidatos ao sacerdócio, retomou-se o processo do projectado Seminário Filosófico de Santo Atánasio de Nampula com a abertura de uma sala externa do Seminário Interdiocesano  de Filosofia.  Esperamos         que se reúnam as condições necessárias para que possa funcionar no próximo ano lectivo 2013.
Apelamos para que a promoção vocacional seja feita no respeito e na observância da pastoral diocesana de conjunto, evitando caminhos paralelos; haja um sério acompanhamento nas paróquias e nos grupos de vocacionados; ajude- se o jovem no discernimento, e se respeite a liberdade do mesmo na escolha do seu futuro.

5.   UNIVERSIDADE CATÓLICA

     Este grande projecto da Igreja em Moçambique, já presente em  7 das nossas Dioceses, exige o apreço e o empenho de toda a Igreja. Ela está a dar um contributo vital e qualificado para o desenvolvimento equitativo do País, formando quadros nacionais qualificados nas mais diversas áreas do saber.
      Com a colaboração de um grupo de juristas, está-se a trabalhar na revisão dos  Estatutos da Universidade Católica, que brevemente deverão ser apresentados à Santa Sé para a sua aprovação.

6.   ANO DA FÉ

       Em comunhão com a Igreja universal, elaborou-se a programação e calendarização das actividades nacionais para o Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, a decorrer de 11 de Outubro de 2012 a 24 de Novembro de 2013, para celebrar o 50º Aniversário do Concílio Vaticano II e o 20º do Catecismo da Igreja Católica.
A)   A NÍVEL NACIONAL
      Foi realizada a abertura nos dias 10 a 11 de Novembro de 2012.
     No dia 10.11.2012, no Seminário de S. Pio X, realizou-se um Simpósio, em que se trataram os seguintes temas: Contextualização do Concílio Vaticano II (Ir. Ester Lucas, Superiora Regional das Irmãs Vicentinas); A Eclesiologia do Vaticano II (Pe. Rafael Sapato, Vigário Geral da Diocese de Lichinga); As linhas gerais da Constituição Conciliar Dei Verbum (Pe. Gianmarco Paris, Superior Regional da Congregação da Sagrada Família); e  O Catecismo da Igreja Católica (S. E. Reverendíssima o Sr. D. Germano Grachane, Bispo de Nacala).
      No dia 11.11.2012 foi a concelebração na Sé Catedral de Maputo, presidida por D. Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da CEM. Concelebraram todos os Bispos da CEM e numerosos sacerdotes. Houve uma grande participação por parte das comunidades cristãs das Paróquias de Maputo.
Outrossim, estão programados outros eventos nacionais como:
- Celebração do Ano da Fé para os seminaristas maiores de S. Agostinho e S. Pio X  no tempo pascal em Abril de 2013.
- Celebração  do Ano de Fé para os catequistas no Centro de Formação de Nazaré. A data será indicada oportunamente.
- Encerramento do Ano de Fé coincidindo com a Assembleia Plenária de Novembro 2013, em data e lugar a determinar proximamente pelo Conselho Permanente da CEM.

      B) A NÍVEL DAS PROVÍNCIAS ECLESIÁSTICAS.

      As actividades serão programadas por cada Província Eclesiástica tendo em conta os temas nucleares: Apostolado dos Leigos; A constituição Conciliar Dei Verbum; O Diálogo entre Fé Católica e as Religiões Tradicionais Africanas.

      C) A NÍVEL DAS DIOCESES
      O Ano da Fé deve ser lançado também em cada Diocese com actividades próprias em conformidade com as orientações da Carta Apostólica A Porta da Fé (Porta Fidei).


7. ELEIÇÕES
Nesta Assembleia Plenária dos Bispos foram reno vados todos os cargos da CEM, de acordo com os Estatutos recentemente aprovados pela Santa Sé. Também foi renovado o organigrama geral das Comissões que integram a CEM. Eis os resultados das eleições.

A) PRESIDÊNCIA DA CEM
PRESIDENTE:    D. Lúcio Andrice Muandula
VICEPRESIDENTE:  D. Francisco Chimoio
SECRETÁRIO:    D. João Carlos Hatoa Nunes

B) VOGAIS DO CONSELHO PERMANENTE:
Pela Província de Nampula: D. Germano Grachane (1º vogal).
Pela Província Eclesiástica da Beira: D. Cláudio Dalla Zuanna (2º vogal).
Pela Província Eclesiástica de Maputo: D. Adriano Langa (3º Vogal).

C)  COMISSÔES EPISCOPAIS
    1.Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, Catequese e Evangelização: D. Germano     Grachane.
2.Comissão Episcopal para a Liturgia e Cultura: D. Francisco Sílota.
3.Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade e para a Saúde: D. Hilário da Cruz Massinga.
4.Comissão Episcopal para o Clero e a Vida Consagrada: D. Cláudio Dalla Zuanna.
5.Comissão Episcopal para a Pastoral Laical e Juvenil: D. Inácio Saure.
6.Comissão Episcopal para a Família a para a Vida: D. Francisco Chimoio.
7.Comissão Episcopal para a Missão e para a Pastoral Bíblica: D. Lúcio Andrice Muandula.
8.Comissão Episcopal para o Ecumenismo e    Diálogo Inter-Religioso: D. Élio Greselin.
9.Comissão Episcopal para a Educação Católica, a Escola e a Universidade: D. Tomé Makhweliha.
10.Comissão Episcopal para a Justiça e Paz,     Migrantes e Itinerantes: D. Adriano Langa.
11.Comissão Episcopal para os Seminários e Vocações: D. Francisco Lerma.
12.Comissão Episcopal para as Comunicações    Sociais: D. João Carlos  Hatoa Nunes.
Ao terminar desejamo-vos antecipadamente um Bom Advento e Felizes Festas Natalícias do Senhor.

Matola, 13 de Novembro de 2013


+ Lúcio Andrice Muandula
Bispo de Xai-Xai e
Presidente da CEM







quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sessão Ordinária da CEM

Desde o dia 06 de Novembro, o nosso Seminário acolheu os Bispos da Conferência Episcopal de Moçambique que estão reunidos em Sessão Ordinária. Durante a sessão, que terá o seu fim na próxima Terça feira, estão previstas certas actividades como o simposium para a abertura do ano da fé em Moçambique, a ter lugar no dia 10 de Novembro no Salão do Seminário Teológico Interdiocesano S. Pio X, às 8 horas e a Missa de abertura Nacional do Ano da fé em Moçambique na Sé Catedral no Domingo, 11 de Novembro.
Desde já, desejamos aos nossos Bispos, uma frutuosa Sessão para o bem da Igreja que está em Moçambique.