sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Encerramento do Ano Lectivo e Formativo 2012

Teve lugar hoje às 10 horas, a Missa de encerramento do ano lectivo e formativo de 2012. Presidiu a Celebração, S. Ex.cia Rev.ma Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo, vice presidente da CEM e membro da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações. Esteve também presente, o Bispo auxiliar de Maputo, Dom João Carlos Hatoa Núnes.

Logo após a introdução do rito inical, o Reitor do Seminário pronunciou algumas palavras de boas vindas que passamos a apresentar:
Excelência e Reverendíssima Dom Francisco Chimoio,
Arcebispo de Maputo e Membro da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações
Excelência e Rev.ma Dom João Carlos Hatoa Núnes, Bispo Auxiliar de Maputo
Reverendos Padres,
Distintos membros do Corpo Docente e formadores das Casas religiosas
com alunos no Seminário
Ilustres  Convidados

Caríssimos Seminaristas

Em nome da Comunidade formativa do Seminário Filosófico Interdiocesano “Santo Agostinho” e, em meu nome pessoal, desejo a todos, cordiais votos de boas vindas à nossa que é também vossa Casa.
Juntamente com estes votos, quero manifestar de modo igual a nossa gratidão a V. Ex.cia Rev.ma Dom Francisco Chimoio, por ter aceite ao nosso pedido de estar connosco hoje a presidir esta Eucaristia e pela solicitude paternal e constante acompanhamento que tem nos manifestado enquanto Pastor da nossa Igreja local e como membro da comissão episcopal dos Seminários e Vocações. Obrigado Excelência.
Ofertório
Votos de gratidão estendem-se a todos vós, que no meio das vossas actividades ordinárias, acolhestes favoravelmente o nosso convinte e encontrastes um momento para nos fortificar com a vossa presença. Muito obrigado pelo vosso caloroso gesto.
Estamos reunidos hoje numa só fé e em pleno Ano de fé, para numa só voz, elevarmos a Deus Pai, o nosso Hino de louvor e de gratidão por tudo quanto d’Ele recebemos, fizemos e doamos ao longo deste ano académico e formativo de 2012 que hoje vai encerrar.
Uma breve retrospectiva do ano, desde a sua abertura, contemplamos  em primeiro lugar, a poderosa força de Deus que não cessou de nos acompanhar . Vemos também, Homems e mulheres ( Docentes, Directores espirituais, Párocos, pessoal auxiliar, benfeitores), que  com muito sacrifício, dedicação, empenho, perseverança, no silêncio e na acção, interna e externamente tornaram possível a realização das actividades deste ano lectivo. Estamos profundamente agradecidos por todo apoio  e pela coragem moral que noi foi manifestada ao longo do ano.
Hoje queremos reconhecer e agradecer às instituições que directamente tornam possível a vida neste Seminário: A Congregação para a Evangelização dos Povos, a Obra de São Pedro e São Paulo, a Nunciatura apostólica, a CEM e as Obras Missionárias Pontíficias de Moçambique e do mundo inteiro.
Como expressão máxima de gratidão, pela divina providência que nos acompanhou e pelas pessoas e instituições que nos ajudaram a concretizar o esforço de preparar prespbíteros para a Igreja, sobre este altar queremos colocar todas as nossas vidas e intenções, para que possamos ser hoje e sempre,  discípulos diligentes na caridade e perserverantes no serviço de doação ao Senhor e à sua Obra de preparar pescadores de Homens.
Com estes sentimentos, peço à V. Ex.cia Rev.ma, que Presida esta nossa celebração. Muito obrigado

Durante a celebração, D Chimoio sublinhou o espírito de gratidão que deve reinar nos nossos corações por mais um ano formativo que termina.

Logo a seguir a Missa, no Salão auditorium local teve lugar a cerimónia do encerramento do ano lectivo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CONVITE


O Seminário Filosófico Interdiocesano “ Santo Agostinho” tem a honra e o privilégio de convidar a Vossas Ex.cias:

_______________________________

A tomar parte na Solene Concelebração Eucarística de Acção de Graças por ocasião do encerramento do ano lectivo e formativo, a ter lugar na Sexta feira, dia 26 de Outubro de 2012, às 10.00 horas, na Capela do mesmo Seminário, localizada no Bairro Matola “F”,  Rua Santo Amaro nº 270.



A  vossa presença será digna da nossa maior estima e consideração.



R.V.S.P.: 21 780 325.
 Programa

10.00– Solene Concelebração eucarística presidida  por S. Ex.cia Rev.ma Dom Francisco    Chimoio, Arcebispo de Maputo
11.30 – Breve informe do Ano formativo e Académico de 2012 e previsão para 2013






quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Discurso do Magnífico Reitor no encerramento da XIII Semana


Ex.mo e Rev.mo Pe Ezio Bono, Director da Delegação de Filosofia da Universidade Pedagógica da Maxixe e Conferencista
Ex.mo e Rev.mo Pe Inácio Lucas, Magnífico Reitor do Seminário Teológico Interdiocesano S. Pio X
Ex.mo e Rev.mo Pe Felimão Chaúque, Magnífico Reitor do Seminário Propedêutico de Cristo Rei
Ex.mo e Rev.mo Pe Anselmo Orlando Pinto, Prefeito de Estudos e Coordenador dos trabalhos da XIII Semana
Ilustres e Distintos Convidados
Dilectos Filhos da Turma do 3º Ano

Pe Tonito Muananoua, Reitor
Com a última intervenção do Ex.mo e Rev.mo Padre Ezio e a consequente sessão de perguntas e respostas, chegámos ao fim de um caminho que nos propusemos desde a 4ª feira orientados sob o tema: A IDEIA DE DEUS DESDE AGOSTINHO AOS TEMPOS PÓS MODERNOS. Trata-se de um caminho, com o qual queremos tomar consciência dos acontecimentos eclesiais que estamos a viver nestes dias, e pretende ser uma expressão concreta da nossa Comunidade de Santo Agostinho de união com caminho da Igreja Universal no Ano da fé, solemente aberto ontem pelo Papa em Roma. 
Ao longo destes três dias, vimos a partir do nosso Pai Agostinho, qual foi a ideia de vários sábios até à época pós moderna sobre Deus. Do itinerário feito, até agora, constatámos que o conhecimento de Deus é uma Escola que dura toda a vida, que requere uma disciplina da mente, do coração, da vontade pois apreender com a simples razão, Àquele que escapa a própria razão, é uma aventura sem sucesso.
Ficou claro, que o conhecimento de Deus tem a sua efectividade, quando a mente e o coração humanos, colocam-se numa atitude de humildade e de diálogo, para descobrir e acolher a Deus que se auto-comunica livre e soberanamente. Este acolhimento, que pressupõe uma adesão e um envolvimento por parte do Homem, é o que nós chamámos de fé. É esta fé que ainda hoje somos convidados a testemunhá-la apesar dos desafios. Tal testemunho, hoje, passa necessariamente pela tomada de consciência que só com a razão, teremos um conhecimento parcial de Deus. Mas se à aventura racional, acrescermos o caminho da fé, chegaremos a contemplar a Suma Verdade.
Jubilosos por tudo o que os nossos olhos viram, os nossos ouvidos ouviram e o nosso coração contemplou nestes três dias, em primeiro lugar quero dirigir a minha gratidão a Deus, que nos proporcionou esta ocasião, pois acredito que nada acontece sem a Sua permissão.
Minha gratidão vai à comissão organizadora deste evento: o Reverendo Pe Anselmo, Dr, Rufino Filipe, Pe François Chanterie, que incansavelmente dedicaram tempo, energias e o melhor de sí mesmos acompanhando os estudantes do 3º Ano.
Agradeço de coração ao Rev.mo Pe Ezio, que prontamente aceitou estar aqui hoje entre nós e dar o seu testemunho do saber e de fé, sobre o tema que vimos reflectindo.
Obrigado vai a todos os que acolheram positivamente o nosso convite e que se juntaram a nós nestes dias. A vossa presença entre nós, nos conforta e nos encoraja.
Quero agradecer e reconhecer o empenho, a dedicação e a sábia comunicação com que a turma do 3º Ano demostrou ao longo destes dias. Que a paixão pelo saber, acompanhado por uma dose de humildade, ocupe um lugar significativo nas vossas vidas hoje e sempre.
Gostaria de terminar esta minha intervenção,  com as Palavras de Sua Santidade Papa Bento XVI, pronunciadas ontem no Vaticano, na Missa de abertura do ano da fé: Nos últimos decénios tem se visto o avanço de uma desertificação espiritual... no entanto é precisamente a partir da experiência deste deserto, deste vazio, que podemos redescobrir a alegria de crêr, a sua importância vital para todos nós. No deserto é possivel redescobri o valor daquilo que é essencial para a vida... no deserto existe, sobretudo, necessidade de pessoas de fé que, com suas próprias vidas, indiquem o caminho da Terra Prometida.”
A pós modernidade reclama Homens de fé. Precisa de Homens que antes de falar de Deus, de reflectir sobre Deus, falam com Deus. Precisa sim, de Homens que comunicam com vida e entusiasmo, a razão do seu crêr.
Com estas palavras, declaro encerrada, a XIII Semana Filosófica.
Muito obrigado.

Encerramento da XIII Semana Filosófica

Aos 12 de Outubro de 2012, quando eram 12.20 horas, deu-se a conclusão dos trabalhos da Semana Filosófica. Neste dia, teve como orador principal para a conclusão das reflexões o Reverendo Padre Ezio Lourenço Bono, sacerdote da congregação dos Padres da Sagrada Família e Director da Delegação de Filosofia da Universidade Pedagógica na Maxixe.
Pe Ezio Bono, Orador da XIII Semana Filosofica








Nas suas sábias palavras, Padre Ezio Lourenço Bono percorreu sintetica e claramente o caminho desde Santo Agostinho até aos nossos dias sobre Deus e terminou apresentando Jesus como Suma Verdade. Todo o caminho filosófico, quer conduzir à Descoberta da verdade, frisou o orador, mas toda verdade não seria verdade se não tivesse fundamento n'Aquele que é a Verdade.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

XIII SEMANA FILOSÓFICA


Pe Benjamim, na Oraçao inicial

Arracaram hoje os trabalhos da XIII Semana Filosófica sob o tema: A IDEIA DE DEUS DESDE SANTO AGOSTINHO AOS TEMPOS MODERNOS”.
Trata-se de um evento do Seminário Filosófico Interdiocesano “Santo Agostinho”, promovido pelos estudantes do 3º ano que na ocasião apresentam as sínteses.
A escolha do tema , para o presente ano teve em consideração o momento eclesial que vivemos, que é a abertura oficial do Ano da Fé por ocasião do 50º aniversário da abertura do Concílio ecuménico Vaticano II e do 20º da publicação do catecismo da Igreja Católica.

Eis de seguida, o discurso de abertura proferido pelo Pe Anselmo Orlando Pinto, Prefeito de Estudos do Seminário e coordenador dos trabalhos da Semana Filosófica:
Pe Anselmo Orlando, no discurso de abertura
A ideia de Deus a partir de Agostinho aos tempos Pós-modernos” - é este o tema da XIIIª Semana Filosófica. A sua escolha foi motivada pelo facto de celebrarmos, a partir de amanhã, 11 de Outubro de 2012, o Ano da Fé, “um evento que exprime a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”[1].
“A ideia de Deus a partir de Agostinho…” Santo Agostinho é muito conhecido, ao menos de fama, inclusive por aqueles que ignoram o cristianismo ou que não têm familiaridade com o cristianismo, porque deixou um grande tesouro na vida cultural do ocidente e de todo o mundo. Graças à interpretação tipológica do Antigo Testamento, Santo Agostinho compreendeu que todo o Antigo Testamento é um caminho para Jesus Cristo. Deste modo encontrou a chave para compreender a beleza, a profundidade, inclusive filosófica do Antigo Testamento; compreendeu toda a unidade do mistério de Cristo na história, assim como a síntese entre a filosofia, racionalidade e fé no Logos de Cristo, Verbo Eterno, que se faz carne.
Para Agostinho, a harmonia entre fé e razão significa sobretudo que Deus não está longe: não está longe da nossa razão e da nossa vida, está perto de todo o ser humano, perto do nosso coração e da nossa razão, se realmente nos dispomos a busca-Lo. Quem está longe de Deus também está longe de si mesmo e só pode encontrar-se consigo mesmo se se encontra com Deus. O caminho da busca da verdadeira identidade humana, isto é, o caminho da busca de Deus, ocupou parte significativa da vida de Agostinho[2], mas esta inquietação marcou toda a história da filosofia.
Participantes da XIII Semana Filosofica
 Na idealização do tema desta Semana Filosófica, tendo optado pelo esquema clássico do desenvolvimento do pensamento através da progressão cronológica - o nosso discurso perpassa quase toda a história da filosofia. Na época medieval os autores de referência são Agostinho de Hipona, Anselmo de Aosta e Tomás de Aquino; na modernidade o enfoque vai para autores como Blaise Pascal, Baruch Spinoza e Immanuel Kant e, por fim, na contemporaneidade, numa perspectiva existencialista, abordaremos autores como Martin Buber, Emmanuel Levinas e Paul Ricoeur. Nos propomos a apresentar visões de alguns pensadores mais conceituados no mundo da filosofia e, ao longo destes três dias, procuraremos analisar o tema em estudo, que é objecto do pluralismo das propostas filosóficas, mas que desembocam na afirmação unívoca da Ideia de Deus.
A Ideia de Deus, no âmbito dos sistemas omnicompreensivos da metafísica clássica e da ontologia, da razão dialéctica e idealística, e da sensibilidade reflexiva é, sem dúvida, um dado que está na origem da unidade orgânica do ser humano, chamado à interioridade pessoal para chegar ao diálogo do homem sedento do Amor Redentor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A ideia de Deus na época medieval: desenvolvendo uma teologia racional fundada na metafísica platónico-aristotélico, Agostinho, Anselmo e Tomás, elaboraram uma linguagem de valores ou categorias de Ser, do Ente e da Essência que culminou com a afirmação necessária de Deus.
Com estas palavras declaro abertas as sessões da Semana Filosófica!
Dr. Pe Anselmo Orlando Pinto, Prefeito de Estudos


[1] Cf. Bento XVI, Carta Apostólica sob forma de motu proprio, Porta Fidei, Roma 2011, n 2.
[2] Ibdem, n 7; se pode ver também Confissões, 1, 1.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SAGRAÇÃO EPISCOPAL DE DOM CLÁUDIO DALLA ZUANNA

Aos 7 de Outubro de 2012, na arquidiocese da Beira, teve lugar a Sagração e tomada de posse do novo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio dalla Zuanna.
A festa iniciou com a recepção solene no Aeroporto Internacional da Beira, onde acorreram milhares de fiéis para receber o novo Arcebispo, na manhã de Sábado, 06 de Outubro.
Às 12.30 horas foi servido um almoço de boas vindas no Paço episcopal.

No dia 07, a Missa da Sagração e tomada de posse, foi celebrada no clube do ferroviário local. Foi presidida por S. Ex.cia Rev.ma Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da CEM. Foram consagrantes S. Ex.cia Rev.ma Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e o Arcebispo emérito, Dom Jaime Pedro Gonçalves. Mais uma vez, milhares de fiéis acorreram a este lugar  A Missa teve início às 9 horas e terminou quando eram cerca de 13.20 horas.
Cânticos, danças, alaridos e euforia, caracterizaram a Festa.
Deixemos a seguir, que as fotos documentem àquilo que escapa as palavra.s

Antes do incío da Celebração

Procissão de entrada

Coro que animou a celebração

Promessas do Arcebispo eleito

D. Lúcio impõe as mãos

D. Lúcio dá o ósculo da Paz após a sagração ao novo Arecebispo

O Reitor do Seminário P Tonito saúda ao novo Arcebispo

D. Jaime Pedro Gonçalves, assina a Acta


Novo Arcebispo, incensa o altar


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Intenção da Oração de Outubro de 2012


Outubro
Geral: Pelo desenvolvimento e o progresso da Nova Evangelização nos Países do antigo cristianismo.
Missionária: Para que a celebração do Dia Mundial das Missões seja ocasião de um renovado compromisso de evangelização.

Mês do Rosário


Nossa Senhora do Rosário

Iniciámos oficialmente ontem o mês de Outubro, mês dedicado à Nossa Senhora do Rosário em que todos os fiéis são convidados a intensificar a sua Devoção para  com a Virgem rezando o Terço.
Na nossa Comunidade, para viver este acontecimento, iniciamos a reza do Terço comunitário todos os dias durante  o tempo das Completas.
A todos desejamos um profícuo caminho espiritual com Nossa Senhora do Rosário.

Crónicas

De 27 a 28 de Setembro, visitou no nosso Seminário o Reverendo Padre Inácio Manuel Mole, sacerdote diocesano da Diocese de Lichinga, actualmente em Roma por motivos de estudos. Na manhã do dia 28, Presidiu a Eucaristia na nossa Capela.
De recordar que Pe Inácio Mole, foi o Director do Secretariado da Conferência Episcopal de Moçambique e Director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias de Moçambique.
Como sacerdote estudante, Pe Mole frequenta o Curso de Teologia Bíblica na Universidade Urbaniana. Regressou a Roma no dia 29 de Setembro.

No dia 29 de Setembro, hospedou-se no nosso Seminário o Pe Agostinho Martinho Vasconcelos, sacerdote da Diocese de Gurúè e actualmente em Roma a frequentar o Instituto Santo Anselmo no Curso de Liturgia. é de recordar que Pe Vasconcelos antes da sua saída a Roma foi formador e professor no Seminário Santo Agostinho de Quelimane.
Na manhã do dia 01 de Outubro, Pe Vasconcelos presidiu a Eucaristia na capela do nosso Seminário, num dia em que iniciávamos o mês do Rosário e celebravámos a Festa de Santa Teresa de Lisieux, Virgem, Doutora da Igreja e Padroeira das Missões.
Pe Vasconelos regressou à Roma na tarde do dia 01 de Outubro.

De 28 a 29 de Setembro, os seminaristas do nosso Seminário tiveram o seu retiro mensal. O retiro foi orientado pelo Reverendo Padre Pedro Sebastião, sacerdote diocesano da Diocese de Quelimane, actualmente Vice reitor do Seminário Teológico.

No dia 29 de Setembro, os seminaristas do 3º Ano, tiveram o seu retiro na casa das Irmãs da Consolação. O retiro foi orientado pelo Pe Joaquim Lopes, membro da equipa formora.
Tratou-se de um momento proporcionado aos nossos finalistas, para poderem amadurecer a sua decisão com Deus e diante de Deus a etapa por seguir depois do triénio filosófico e que a opção não seja ao acaso, mas algo amadurecido diante de Deus.