domingo, 29 de abril de 2012

Reunião do Corpo Docente e Formadores

Às 08 horas do dia 28 de Abril, teve lugar no nosso Seminário a II Reunião Ordinária do Corpo Docente e formadores. Esta reunião, deveria ter sido feita no dia 20 de Abril, mas devido à Missa da tomada de posse do novo Reitor, adiou-se para o dia 28 com a compreensão de todos.
O encontro foi presidido pelo Reitor, Pe Tonito Muananoua. Tratou-se de um encontro que avaliou o andamento das actividades académicas da primeira parte do I Semestre, apresentou o Calendário dos Exames e discutiu alguns assuntos importantes na vida académica e formamtiva do Seminário.
Foi ainda neste encontro, que o Reitor apresentou o novo Prefeito de Estudos, o Pe Anselmo Orlando Pinto.

Pe Victorino Lucas visita o nosso Seminário

Encontra-se no nosso Seminário desde a última Sexta Feira, 27 de Abril,  o Reverendo padre Victorino Lucas, da Arquidiocese da Beira.
Durante a sua estadia está previsto um encontro de cortesia e saudação aos estudantes da Arquidiocese da Beira. Amanhã, Segunda Feira, o Pe Victorino presidirá a Eucaristia na Capela do Seminário às 06 horas.

Reunião com os Chefes das Comissões

Na tarde da Quinta feira, 26 de Abril de 2012, das 17 às 18 horas, o Reitor do Seminário, Pe Tonito Muananoua, teve um encontro com todos os chefes das Comissões, das Dioceses e das turmas. Tratou-se de um encontro de saudação e ao mesmo tempo de preparação para o encontro geral agendado para o dia 03 de Maio.
Falando aos presentes, o Pe Tonito disse que este grupo, nomeadamente os chefes das Comissões, das Dioceses, das Turmas e das Casas onde residem os estudantes formam o Conselho da Comunidade do Seminário, um órgão consultivo que propõe algumas temas, que depois de aprovados pela equipa formadora, são apresentados e discutidos na reunião geral dos Estudantes com o Reitor.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mensagem do Novo Reitor

Ex.cia e Reverendíssima Senhor Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai Xai e
Presidente da CEM
Excelências e Reverendíssimos Senhores Arcebispos e Bispos da CEM
Reverendo Padre Elpídeo Fenias Parruque, Director do Secretariado da CEM
Reverendo Pe Inácio Lucas, Magnífico Reitor do seminário S. Pio X
Reverendo Padre Felimão Chaúque, Magnífico Reitor do Seminário Propedêutico de Crito Rei
Distintos Membros do Copo Docente e Formadores
Reverendíssimos Párocos e Colaboradores na Direcção Espiritual do nosso Seminário
Caríssimos Trabalhadores
Ilutres e Distintos Convidados
Amados Seminaristas

Diante de um acontecimento muito significativo na História deste Seminário e da Igreja que está em Moçambique como este que estamos a celebrar hoje e, olhando para a minha pequenez e para as minhas limitações e defeitos, vários são os sentimentos que se apoderam do meu coração:

Em primeiro lugar, agradeço a Deus Pai que me chamou à Vida e me julgou digno de confiança, chamando-me para o ministério sacerdotal.

Agradeço a Congregação para a Evangelização dos Povos, na pessoa do Seu Prefeito, S. Eminência Sr. Cardeal Dom Fernando Filoni, pela confiança que depositou em mim ao me incumbir este serviço de ser o primeiro animador na vida deste Seminário.

Agradeço aos Bispos da Conferência Episcopal de Moçambique pela confiança que puseram em mim, ao propôr-me para que fosse o primeiro no serviço e doação nesta Casa de Formação dos futuros presbíteros de Moçambique.

Gratidão especial vai para o meu Bispo emérito Dom Manuel Chuanguira Machado do qual recebi pela imposição das suas mãos o dom do sacerdócio e por tudo o que fez para que eu fosse hoje o que sou. Muito obrigado. Com ele, agradeço de coração o seu legítimo sucessor, Dom Francisco Lerma Martínez, pela sua paternal solicitude com que me tem acompanhado e sustentado. Muito obrigado.

Quero agradecer aqui o meu predecessor, o Pe José da Cruz Muluta e a sua primeira equipa, que desde 2006 gastou a sua vida neste Seminário, tornando-se assim, o primeiro sacerdote do clero diocesano dos tempos pós Independência a conduzir os destinos deste Seminário. Agradeço-lhe pelo acolhimento que me fez como formador e pelo zelo com que se dedicou nesta missão.

Agradeço de coração aos meus pais, hoje aqui representados pelas minhas irmãs, com os quais aprendi o primeiro abecedário da fé. Que Deus os tenha no Seu Reino, e lhes recompense da melhor forma por tudo o que fizeram e fazem por mim.

Minha gratidão vai para todos os que dia após dia colaboram e acreditam nesta obra divina da formação: Os membros da equipa formadora, o Corpo Docente, os Formadores, Directores espirituais, os Párocos das Paróquias onde estamos presente com as actividades pastorais, o pessoal auxilar e todos os nossos benfeitores. Conto muito sinceramente com a vossa ajuda e colaboração.

Quando no passado dia 17 de Março, recebi a nomeação nas mãos do Senhor Núncio Apostólico, a minha pergunta foi muita directa e franca: Porquê a mim? Naquele momento e por alguns dias, experimentei uma inquietação profunda, senti-me um “nada” diante da grande responsabilidade que me era pedida.

Confesso-vos que o sim que exprimi diante desta proposta, não o disse olhando por mim mesmo. Dei o meu assentimento a este pedido, abandonando-me nas mãos de Deus, autor por excelência deste projecto e de Maria Santíssima, a Co-Redentora na Obra da Salvação. Pensei também em muitos irmãos que doaram as suas vidas para que eu fosse o que sou hoje. E agora, o mesmo sacrifício era proposto a mim. Negar seria uma insensibilidade e puro egoísmo.
Não só, vejo neste sim, uma continuação do Sim que dei no dia da minha Ordenação sacerdotal. Estou consciente que  a primeira coisa que o Senhor me pede com este serviço, é continuar a testemunhar o meu ministério diante daqueles que Ele os quer conformar à imagem do Seu Filho como Sacerdotes desta Igreja e proporcionar um ambiente para que cada um amadureça livremente e com ajuda de Deus a sua doação ao Senhor e à Igreja. Mas para a concretização desta realidade, humilde e publicamente desde já, conto com a colaboração de todos e de cada um .

Confio esta nova missão à protecção e ao olhar providencial da Santíssima Trindade e da Virgem Santa Maria, Mãe dos Sacerdotes e modelo do Sim incondicional.
 Bem Hajam!



Tomada de Posse do Novo Reitor

Às 8 horas do dia 20 de Abril de 2012, numa Solene Concelebração Eucarística, presidida por S. Ex.cia Rev.ma Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da CEM, concelebrada por vários Arcebispos e Bispos da CEM, tomou posse Solenemente o novo Reitor, Pe Tonito José Francisco Xavier Muananoua, nomeado no passado dia 24 de Fevereiro de 2012.
A cerimónia contou com a presença de todos os estudantes internos e externos, Formadores das Casas religiosas com alunos no Seminário, Membros do Corpo Docente, Directores espirituais e párocos.
Depois da proclamação do Evangelho, o Pe Elpídeo Fenias Parruque, Director do Secretariado da CEM procedeu com a leitura do Decreto da Congregação Para Evangelização dos Povos que nomeia o Pe Tonito Como Reitor.
Logo a seguir a homilia, o novo Reitor fez a profissão da Fé e o juramento e recebeu do Presidente da CEM as chaves do Seminário como simbolo da autoridade sobre ele.
No fim da celebração, o novo Reitor dirigiu algumas palavras à Assembleia e seguiu-se o copo de água e a reunião do Corpo docente e Formadores com o Conselho Permanente da CEM.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sessão Ordinária dos Bispos

Está a decorrer no nosso Seminário, desde Terça feira 17/04/2012, a Sessão Ordinária dos Bispos da Conferência Episcopal até ao dia 22/04.
Esta Sessão conta com a ausência por doença de dois Bispos: D Bernardo Filipe Governo, bispo emérito de Quelimane e D Tomé Makhweliha, Arcebispo de Nampula.
Amanhã, às 8 horas, terá lugar a Cerimónia da tomada de Posse do novo Reitor do Seminário, Pe Tonito Muananoua, numa concelebração eucarística que terá o seu início às 8 horas.

domingo, 15 de abril de 2012

Palavras do Santo Padre Bento XVI

"A paz que Jesus oferece aos seus amigos é o fruto do amor de Deus"
As palavras de Bento XVI durante o Regina Caeli neste domingo da Misericórdia
Apresentamos as palavras de Bento XVI pronunciadas aos fiéis e peregrinos reunidos neste domingo, 15 de abril, na Praça de São Pedro para o tradicional Regina Caeli.

Queridos irmãos e irmãs!
Todos os anos, celebrando a Páscoa, nós revivemos a experiência dos primeiros discípulos de Jesus, a experiência do encontro com Ele ressuscitado: narra o Evangelho de João que eles viram aparecer no meio deles, no cenáculo, na noite do dia da Ressurreição, “o primeiro da semana”, e depois “oito dias depois” (Jo 20, 19.26). Aquele dia, chamado depois de “domingo”, “Dia do Senhor”, é o dia da assembléia, da comunidade cristã que se reune para seu culto próprio, isto é, a Eucaristia, culto novo e diferente desde o início daquele judaico do sábado. De fato, a celebração do Dia do Senhor é uma prova muito forte da Ressurreição de Cristo, porque somente um acontecimento extraordinário e surpreendente poderia levar os primeiros cristãos a iniciar um culto diferente em relação ao do sábado hebraico.
Então, como hoje, o culto cristão não é somente uma comemoração de eventos passados, e nem mesmo uma particular experiência mística, interior, mas essencialmente um encontro com o Senhor ressuscitado, que vive na dimensão de Deus, além do tempo e do espaço, e, contudo se faz realmente presente na comunidade, nos fala nas Sagradas Escrituras e parte para nós o Pão da vida eterna. Através destes sinais nós vivemos aquilo que experimentaram os discípulos, isto é, o fato de ver Jesus e ao mesmo tempo de não reconhecê-lo, de tocar o seu corpo, um corpo verdadeiro, no entanto livre das ligações terrenas.
É muito importante aquilo ao que se refere o Evangelho, isto é, que Jesus nas duas aparições aos Apóstolos reunidos no cenáculo, repetiu muitas vezes a saudação “A paz esteja convosco” (Jo 20,19.21.26). A saudação tradicional, com a qual nos deseja o shalom, a paz, se torna aqui algo novo: se torna o dom daquela paz que somente Jesus pode dar, porque é fruto da sua vitória radical sobre o mal. A 'paz' que Jesus oferece aos seus amigos é o fruto do amor de Deus que o levou a morrer na cruz, a derramar todo o seu sangue, como Cordeiro manso e humilde, “cheio de graça e verdade” (Jo 1,14). Eis porque o Beato João Paulo II quis intitular este domingo depois da Páscoa da Divina Misericórdia, com um ícone bem preciso: aquele do lado aberto de Jesus, do qual escorrem sangue e água, segundo o testemunho ocular do apóstolo João (Jo 19,34-37). Mas, de uma vez por todas Jesus é ressuscitado, e dEle vivo brotam os Sacramentos pascais do Batismo e da Eucaristia: quem se aproxima deles com fé recebe o dom da vida eterna.

Queridos irmãos e irmãs, acolhamos o dom da paz que nos oferece Jesus ressuscitado, deixemos que o nosso coração se encha da sua misericórdia! Desta maneira, com a força do Espírito Santo, o Espírito que ressuscitou Cristo dos mortos, também nós possamos levar aos outros estes dons pascais. Que nos obtenha Maria Santíssima, Mãe da Misericórdia.
CIDADE DO VATICANO, domingo, 15 de abril de 2012. Fonte: (ZENIT.org)

Reunião dos Reitores dos Seminários

Teve lugar no Seminário Propedêutico S. Lucas de Inhambane, de 12 a 13 de Abril corrente, a reunião dos Reitores dos Seminários Médios, Propedêuticos e Maiores de Moçambique.
Presidiu o encontro, o Senhor Arcebispo emérito da Beira Dom Jaime Pedro Gonçalves, na qualidade de Presidente da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações.
No último dia dos trabalhos, S. Ex.cia Dom Jaime, presidiu a Missa na Sé Catedral às 18 horas com os reitore e no fim da Missa, o grupo dos reitores juntamente com o Arcebispo, foi rezar junto do túmulo de D. Alberto Setele, falecido Bispo de Inhambane que foi o 1º Presidente da Comissão Episcopal dos Seminários e Vocações na CEM do Moçambique independente.

domingo, 8 de abril de 2012

Vigília Pascal

Às 21 horas do dia 07 de Abril, teve lugar a celebração da Vigília Pascal no Seminário. O fogo foi preparado na entrada do portão principal.
Presidiu a celebração o Pe Tonito Muananoua que duarante a homilia, reflectiu sobre as implicações da nossa vida na História da salvação.
A  celebração terminou por volta da meia noite e depois seguiu-se o reveion da Comunidade.
Eis os pontos insistidos pelo Pe Muananoua na sua homilia:

Esta é a noite das noites, noite especial da espera da Ressurreição do Senhor. A morte foi vencida.
É preciso sim, contemplar a História da Salvação com novos olhos, para podermos render graças ao Senhor por tudo o que fez, faz e fará por nós.
É urgente tomar consciência que somos os legítimos herdeiros desta intervenção de Deus na História e devemos permitir que ela se perpetue com as nossas vidas.
A grande aventura sem sucesso que o Homem pode cometer é lutar contra Deus e o seu projecto.
A nossa vida deve ser uma constante acção de graças por tudo quanto Deus fez desde a Criação e reconhecer-se hoje nesta história.
Precisamos de ressuscitar: a cabeça, o coração, os pés, para sermos discípulos da vida nova em Cristo.

In coena Domini no Seminário

Às 18 horas do dia 05 de Abril, celebrou-se na capela do Seminário a Missa In coena Domini.
Presidiu a celebração o Pe José da Cruz Muluta, que durante a Homilia reflectiu com os seminaristas a falta de sacerdotes no mundo, algo que deve ajudar-nos a sermos perseverantes.
Depois da Homilia, Pe José lavou os pés 12 jovens oriundos das 12 Dioceses para simbolizar a dimensão do serviço que Jesus nos deixou como Testamento.
Depois da Missa, houve a Adoração ao Santíssimo a partir das 20.30 horas de acordo com as casas onde vivem os seminaristas e prolongou-se até às 23.30 com a casa 4.
A sala do 1º Ano, foi improvisada e preparada como Capela da reposição e Adoração.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Novos chefes das turmas

Os novos chefes das turmas eleitos pelas turmas e confirmados pela equipa formadora, iniciaram hoje oficialmente o seu serviço de animadores das classes. Para o primeiro ano de Filosofia, foi eleito o estudante Bento Carlos Munjovo, da Arquidiocese de Maputo. 
No segundo Ano de Filosofia, foi confirmado José Sansão Chicuele, da Diocese de Xai- Xai como chefe de turma, ajudao por Rafique Taibo da Arquidiocese de Maputo.
No terceiro ano foi eleito e confirmado o estudante Nito Duarte Reis, da Diocese de Nacala.
A todos, vão os nossos parabéns, esperando que façam do serviço aos outros a causa da sua dedicação. BEM HAJAM









José Sansão - Chefe do 2º Ano
Nito Duarte Reis- Chefe do 3º Ano
Bento Carlos Munjovo- Chefe do I Ano