sábado, 31 de março de 2012

Funeral do Senhor Pereira

Foram a enterrar hoje no Cemitério da Lhanguene os restos mortais do Senhor José Pereira, falecido na madrugada do dia 29 de Março.
A Missa do corpo presente teve lugar na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo e foi presidida pelo Pe José da Cruz Muluta, concelebrada pelo Padre Eduardo Chali Cumba, Pe Inácio Lucas e Tonito Muananoua.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Eleição do Deão da Comunidade do Seminário


Novais Adelino Novais, Novo Deão




Na tarde do dia 29 de Março, quando eram 18 horas, decorreu no Salão do Auditorium local a eleição do Deão.
O Deão, tal como reza o regulamento interno do Seminário, é o elo de ligação entre a equipa formadora e a comunidade estudantil.
Estiveram presentes para o acto, 162 estudantes, e dois membros da equipa formaodora: o Pe Manuel e o Pe Tonito Muananoua.
Depois da leitura do regulamento interno sobre a eleição do Deão e vice-Deão, seguiu-se o processo da votação.
Na primeira volta, os três mais votados foram: Novais Adelino Novais Amado, Fiel Vasco Manjate e Titus Reginaldo Chiuaia. Mas nenhum dos mais votados tinha atingido os 50%. Foi preciso fazer a segunda volta com os três candidatos mais votados e obteve-se como resultados: um empate para  Fiel e o Adelino.
Já na última volta, com os dois mais votados, o resultado favoreceu ao Novais com a diferença de 10 votos com o Fiel. Ouvido a sua disposição e, sendo positiva, deu-se por confirmado que Novais Adelino Novais é o Deão para o ano de 2012.

Faleceu o Senhor José Luís Pereira

Na madrugada de hoje, 29 de Março de 2012, voltou à casa do Pai o Senhor José Luís Pereira, que por muitos anos colaborou no nosso Seminário como motorista.
O Senhor Pereira, já há dois anos que estava doente, estando em casa a receber os cuidados médicos.
Neste momento de dor, luto e consternação, queremos associar a nossa oração à família enlutada para que Cristo Jesus acolha a sua alma junto do Pai.
Paz à sua alma.

terça-feira, 27 de março de 2012

Novo Reitor do Seminário "Santo Agostinho"

Pe Tonito José Francisco
 Xavier Muananoua, novo Reitor



No dia 24 de Fevereiro de 2012, a Congregação para a Evangelização dos Povos, na pessoa do seu Prefeito, S. Eminência Senhor Cardeal Fernando Filone, nomeou o Reverendo Padre Tonito José Francisco Xavier Muananoua, do clero da Diocese de Gurúè, novo Reitor do Seminário Filosófico Interdiocesano "Santo Agostinho".
A notícia foi tornada pública por S. Ex.cia Dom Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique durante a celebração eucarística na manhã de hoje, presidida por S. Ex.cia Reverendissima Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo na capela do Seminário Filosófico.
Até à data da sua nomeação, o novo Reitor desempenhava as funções de Formador e Prefeito dos Estudos do mesmo Seminário.
A tomada de posse está prevista para a segunda semana depois da Páscoa.